DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)
NEWS
Das "Community" às COMUNIDADES
por Irmã Paola Lanzilotti icms
baseado no " Curso de Educação digital" do Cremit,
Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão (cremit.it)
Se há um tema que sofreu inúmeras atualizações nos últimos tempos, é certamente a COMUNICAÇÃO. Naturalmente, o Homem não foi feito para estar só, é um ser que vive das ligações que estabelece, consigo próprio, com os outros e com Deus. Desde o nascimento, durante o crescimento, até mesmo durante a fase adulta, o Homem é sempre guiado por outras pessoas que cuidam dele. Percebemos assim o quanto é importante saber comunicar connosco próprios e, como é fundamental construir relações verdadeiras com quem nos rodeia, especialmente com quem está mais próximo de nós. Mas o que é comunicar? Apenas um conjunto de palavras? Absolutamente não. Existem várias maneiras para comunicar, incluindo as formas não verbais.
Para responder a esta urgente necessidade humana, ao longo do tempo o Homem tem procurado inúmeras formas de comunicar, para estabelecer laços com as pessoas que o rodeiam, por motivos pessoais ou até mesmo por motivos de trabalho, superando distâncias e acelerando os tempos (basta pensar na diferença que está entre as antigas cartas enviadas por correio e os atuais e-mails).
Assistimos hoje ao fenómeno cada vez mais difuso da expansão de vários e diferentes meios de comunicação social, nascidos com o objectivo de chegar ao maior número de pessoas. Ao longo da história, esses meios evoluíram de meios áudio/audiovisuais (cinema, rádio, televisão) para meios digitais (um verdadeiro mundo, onde muitos estão ligados e interagem uns com os outros).
Atualmente vivemos numa época pós-media, ou seja, o fim dos meios de comunicação como sempre os concebemos. Uma das diferenças mais óbvias entre esses "dois mundos" é que enquanto antes éramos utilizadores passivos (assistíamos a um filme, ouvíamos música e era suficiente), hoje temos a oportunidade de interagir e dar a nossa opinião.
A chegada e disseminação das redes sociais transformaram, consideravelmente, a nossa forma de comunicar, relacionar e de partilhar informação. De facto, este fenómeno afetou as várias gerações e inúmeros aspetos da vida em sociedade.
Estamos constantemente ligados, mas ao mesmo tempo, estamos expostos a uma grande solidão. Precisamos aprender como estes meios, absolutamente, não podem substituir as relações humanas e interpessoais; precisamos descobrir qual é o seu potencial e quais são os riscos.
A Santa Igreja está consciente disso, sente a riqueza do mundo digital e desafia cada pessoa a não perder o sentido da proximidade, tornando suas relações superficiais.
As ferramentas de comunicação e acesso à informação “devem ser considerados como oportunidades e não como algo negativo ou repudiável, como recursos, exigindo um olhar crítico e um uso sábio e responsável” (Adaptado de Orientações Pastorais do Episcopado Italiano 2010-2020).
Por isso, a Igreja é chamada a "educar no conhecimento desses meios e das suas línguas e numa competência mais ampla do seu uso. A forma como são usados é o fator fulcral que define qual o valor moral que podem adquirir" (Orientações , 51).
A comunicação não constrói muros, mas constrói pontes. Simultaneamente convida-nos a uma nova forma de viver, dá-nos a responsabilidade de utilizá-la para que seja um meio para estabelecer ligações com os outros e, particularmente, com o Outro que é Deus.
( Para aprofundar: 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2019 - « “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana » | Francisco (vatican.va) )
Santa Teresinha do Menino Jesus
O brilho de Deus
Testemunho Irmã Paola icms
Sentido da Castidade na Vida Consagrada
Testemunho Brígida & Sérgio
Um casal partilha a própria experiência de vida
ATIVIDADES OUTUBRO 2023
Programação Pastoral
Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)