DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Volete dire le lodi a Dio? Siate voi stessi quella lode che si deve dire, e sarete la sua lode, se vivrete bene. (Sant'Agostino)
NEWS
O “pré-sem” dos Servos de Fátima á descoberta do Portugal e dos SANTOS. Testemunho de Manuel Carvalho
TESTEMUNHO DE MANUEL CARVALHO
No passado dia 7, começou às 7:30 da manhã uma peregrinação dos Servos do Coração Imaculado de Maria de Fátima. Éramos um grupo de 11 rapazes do pré seminário, de 15 a 17 anos, cheios de vontade e alegria, guiados pelo Pe Luigi, pelo Pe Alberto e pelo Irmão Rui. Saídos de casa dos Servos, dirigimo-nos ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta. A viagem apesar de turbulenta e não muito segura foi claramente divertida e ocasião de convívio. Logo que chegámos ao Santuário percebemos o porquê de ser um dos mais visitados em Portugal. Por se encontrar a uma considerável altitude, apresenta uma vista incrível sobre a natureza e sobre o rio. Após uma breve introdução e explicação histórica relativa ao santuário, entrámos. Como era esperado, o santuário é muito lindo e, entrando, tem-se a oportunidade de rezar com a imagem de S.Bento, conhecida pelas graças concedidas. Depois de feitas as orações devidas, saímos da Basílica menor e dirigimo-nos ao dito santuário onde se vêem vários acontecimentos e milagres relativos a S.Bento, através de pinturas. Foi ocasião de aprendizagem e crescimento, e claro algumas fotografias.
Saímos então deste Santuário para nos dirigimos ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Chegados ao santuário pudemos rezar a Nossa Senhora, podendo até aproveitar de um cântico das três almas consagradas que nos dirigiam (uns mais no tom do que outros…). Passeámos e contemplámos a beleza de toda a floresta, subindo pelo caminho proposto pelo santuário, seguindo várias capelinhas com esculturas da vida de Nosso Senhor e da Sua Mãe. Há testemunhas que dizem que dormimos na viagem para o Mosteiro do Bom Jesus, mas eu não acredito. Chegados ao destino, começámos a subir. A escadaria do Santuário, acompanhada por esculturas da Paixão de Nosso Senhor, eleva a alma e permite conhecer melhor o sofrimento que nos deu a salvação. A basílica é também muito bela e algo que vale mesmo a pena visitar. A paragem seguinte foi o local onde iríamos passar a noite e celebrar a Santa Missa: Mosteiro da Santa Cruz, no Sameiro. Depois de nos ambientar-mos e distribuir-mos os quartos, agasalhamo-nos e preparamo-nos para o frio que viria. O momento mais importante do dia foi então celebrado pelo Pe Luigi e pelo Pe Alberto, e serviu para comungar-mos com Cristo e uns com os outros. Animados e cheios de alegria, jantámos e conversámos sobre tudo o que fizesse rir. Tivemos ainda a oportunidade de num dia tão cheio, rezar o terço no Santuário do Sameiro, um local tão lindo de noite como frio. Não contentes com tanta atividade, e nada contrariados, decidimos unanimemente (e não por obrigação do Pe Alberto) fazer uma adoração noturna ao Santíssimo Sacramento. Descrentes dirão que é coincidência, mas, havendo habitualmente adoração perpétua, para tal se manter, foi-nos dito que era necessário haver pessoas que se disponibilizassem para fazer adoração durante a noite, e assim foi. O frio não nos impediu de O adorar. Para falta de surpresa de todos, foi o que mais nos marcou. Levantámo-nos às 7:30, e com sono, mas cheios de força e vontade, fomos ao Santuário do Sameiro, e desta vez pudemos estar dentro do Santuário e rezar à Nossa Mãe do Céu. Local verdadeiramente lindo, assim como toda a vista que o acompanha. Não faltaram comentários do Irmão Rui sobre as maravilhas do Senhor. Acabada a visita e orações (assim como as fotos) saímos para o local mais esperado: Balazar.
A capela, dedicada à Beata Alexandrina de Balazar, serviu-nos para mais um encontro com Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento. Nestes momentos, não há palavras que possam descrever o que não é humano… Depois da adoração, almoçámos e dirigimo-nos à casa da Beata Alexandrina. Novamente um local de graça extraordinário. Uma casa humilde e simples, transforma-se num santuário verdadeiramente especial e marcante, por ação de Nosso Senhor, sem que se possa descrever o que lá acontece. Aprendemos também mais sobre esta incrível beata, que tanto nos marcou e, com a maior das certezas, nos vai acompanhar. Voltamos então à capela para o momento mais importante do dia. Celebrou o Pe Alberto a Santa Missa, juntamente com o Pe Luigi, e até a homilia serviu para momentos de alegria. Orámos junto ao túmulo da Beata Alexandrina e partimos de novo para Fátima. A viagem de regresso foi cheia de conversas marcantes sobre a imensa alegria e amor que foram derramados sobre nós, assim como um grande, mas mesmo grande, discurso do Miguel chamado “Umbrelas”.
Peregrinação Nazaré-Fátima
Caminhemos juntos com Maria
Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia
"Oito dias depois, veio Jesus..."
O Mistério da Igreja
Catequeses FCIM 2024-25
Ressuscitou!!!
Votos de Santidade e Apresentação
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Volete dire le lodi a Dio? Siate voi stessi quella lode che si deve dire, e sarete la sua lode, se vivrete bene. (Sant'Agostino)