MENU

NEWS

FESTA da APRESENTAÇÃO do SENHOR - 2 de Fevereiro 2025 - Ano C

"Os meus olhos viram a salvação"

 

«Os meus olhos viram a vossa salvação»

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 2, 22-40)

 

Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor. Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor; e veio ao templo, movido pelo Espírito. Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino, para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: «Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo». O pai e a mãe do Menino Jesus estavam admirados com o que d’Ele se dizia. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; – e uma espada trespassará a tua alma – assim se revelarão os pensamentos de todos os corações». Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. Estando presente na mesma ocasião, começou também a louvar a Deus e a falar acerca do Menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Cumpridas todas as prescrições da Lei do Senhor, voltaram para a Galileia, para a sua cidade de Nazaré. Entretanto, o Menino crescia, tornava-Se robusto e enchia-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.

 

Palavra da salvação.

 

Para a reflexão pessoal

de Sr. M. Paola Lanzilotti icms

 

Celebramos a festa da Apresentação do Senhor, que este ano calha a um domingo. O Evangelho de hoje diz-nos: “Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus  a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor” (Lc 2,22).

 

Este é um ritual da Tradição de Israel, com origens antigas. “Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor” (cf. Ex 13) disse Deus ao povo através de Moisés: por isso, os primogénitos deviam ser resgatados através de um sacrifício. Maria e José ofereceram um par de rolas ou duas pombinhas, a oferta da gente comum que não tinha possibilidades de dar mais. Além disso, a mãe tinha de se purificar, porque na cultura judaica a mulher ficava impura com o sangue perdido durante o parto.

Curiosamente, este Evangelho, na sua tradução italiana, fala também da purificação do pai: “Quando se cumpriram os dias da sua purificação ritual, Maria e José levaram o menino para Jerusalém";  então temos um filho para apresentar ao Senhor e dois pais que têm de se purificar.  Sabemos que Jesus era o Filho de Deus e que Maria e José, na verdade, não tinham necessidade de purificação, pois não o tinham concebido nem trazido ao mundo, como acontece com qualquer outro ser humano. No entanto, eles guardaram a Lei, humildes e fiéis, e o seu gesto tem muito a dizer a cada um de nós. Procuremos entrar neste mistério.

 

A festa de hoje faz a ponte entre as duas grandes Solenidades cristãs: o Natal e a Páscoa, e não apenas do ponto de vista cronológico, pois estamos a 40 dias do nascimento de Jesus e a um mês do início da Quaresma. Para compreender melhor, é necessário determo-nos numa personagem-chave desta história: o velho Simeão.

Vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava nele. O Espírito Santo revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias do Senhor”.

Tomando nos braços o Menino Jesus, reconhece-o para quem é na verdade e proclama-o “Luz para se revelar as nações”; depois, dirigindo-se a Maria, exclama: “Uma espada trespassará a tua alma”.

Luz e trevas, alegria e dor: o quarto mistério gozoso é também uma prefiguração da Paixão do Senhor.

Na circuncisão, prevista pelo rito (cf. Lc 2, 21), temos também o primeiro derramamento do Sangue preciosíssimo de Jesus.

 

A Tradição da Igreja fala das sete dores de Maria e representa o seu Coração Imaculado trespassado por uma ou mais espadas: paradoxalmente, elas não representam os pecados dos homens, mas estão todas ligadas ao seu Filho.

 

Esta é uma linguagem fácil de entender para quem experimentou a verdadeira maternidade e paternidade... Tentemos pensar no que atravessa o coração de uma mãe e de um pai - mas sobretudo da mãe -, tanto no corpo como no espírito, quando, enquanto cuidam do seu filho, enquanto o têm nos braços, reconhecem que esse mesmo filho não lhes pertence, que nem sempre o poderão proteger e que um dia, inevitavelmente, terão de o deixar partir... é uma purificação, que também não parece poupar Maria e José.

Tornamo-nos pais e mães passando pelo fogo, precisamos de uma espada que trespasse o nosso coração e nos ajude a viver numa lógica de libertação, oferecendo os nossos filhos a Deus, vivendo os nossos desapegos e aprendendo a continuar a dar o nosso amor de uma outra forma, mais escondida e mais dolorosa, mais parecida com a de Deus, que primeiro não guardou o seu Filho para Si, que é Pai sempre, mesmo daqueles que o rejeitam.

 

Hoje é também o Dia da Vida Consagrada.

Rezemos por todas as pessoas consagradas que entregaram a sua vida a Cristo, que desejam ser pais e mães nesta forma mais elevada, em união com Jesus que se oferece ao Pai.

Rezemos também por todos os pais que entregaram os seus filhos à Igreja e os apoiam na sua vocação.      

                                                                      

 

Origem Imagem por Pixaby.com 

 

 

Em destaque

V DOMINGO do TEMPO COMUM - 9 Fevereiro 2024- ANO C
"Deixaram tudo e seguiram Jesus"

Fátima e o Jubileu
No ano jubilar

RETIRO RAPARIGAS
dos 13 aos 17 anos

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CATEQUESE FCIM - Anadia
Hora de formação cristã

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

CATEQUESE FCIM FÁTIMA
Hora de formação cristã

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Comprendi per credere, e credi per comprendere. Comprendi la mia parola, affinché tu possa credere; credi alla parola di Dio per poterla comprendere. (Sant'Agostino)