DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)
NEWS
“Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele”
“Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele”
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 3,16-18)
Naquele tempo,
disse Jesus a Nicodemos:
«Deus amou tanto o mundo
que entregou o seu Filho Unigénito,
para que todo o homem que acredita n’Ele
não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por Ele.
Quem acredita n’Ele não é condenado,
mas quem não acredita n’Ele já está condenado,
porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus».
Palavra da Salvação
Reflexão
Hoje a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Esta realidade do mistério de Deus pode parecer difícil de compreender, mas é preciso pedir a sabedoria de Deus para compreendê-la.
Santo Agostinho foi um bispo e um grande teólogo. Ele era um homem muito inteligente, mas entendeu que a Santíssima Trindade é um mistério tão profundo que não pode ser totalmente compreendido com nossas mentes limitadas.
Um dia, enquanto caminhava na praia, ele viu um menino que havia cavado um buraco na areia e corria de um lado para o outro entre o mar e o buraco, carregando água do mar com uma concha. Santo Agostinho aproximou-se da criança e perguntou-lhe: "O que você está fazendo?"
O menino sorriu e respondeu: "Quero colocar todo o mar neste buraco!"
Santo Agostinho entendeu que a criança estava tentando fazer algo impossível, então disse a ela: "Querida criança, o mar é grande demais para caber naquele buraquinho!"
A criança então respondeu: "E você, querido Agostinho, você acha que pode entender todo o mistério da Santíssima Trindade com sua mente limitada?"
Santo Agostinho percebeu que a criança estava certa. Embora possamos conhecer e amar a Santíssima Trindade, devemos aceitar que existem aspectos além de nossa compreensão. É como tentar colocar todo o mar em um pequeno buraco!
A Trindade é como uma grande família, composta por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada pessoa da Trindade é única e insubstituível, mas ao mesmo tempo estão perfeitamente unidas no amor.
Pense numa família: tem pai, mãe e filhos. Cada um deles é diferente, tem seus próprios dons e talentos, mas juntos formam uma família que se ama e se apoia. Na Trindade é a mesma coisa: o Pai, o Filho e o Espírito Santo se amam profundamente e juntos criam e protegem o mundo.
Podemos pensar na Trindade usando a imagem de um abraço. Pense em um abraço caloroso e amoroso. No abraço há três elementos: quem abraça, quem é abraçado e o amor que os une. Na Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo se abraçam em um amor perfeito, tão grande que cria e salva o mundo inteiro.
Quando falamos da Trindade, não falamos apenas de algo abstrato ou distante de nós. A Trindade é a nossa família, o abraço de Deus que nos envolve e nos faz sentir amados. A Trindade nos ensina que Deus é comunhão e que somos chamados a viver em comunhão com os outros, amando-nos como irmãos.
Então, quando pensamos na Trindade, pensamos no amor que nos cerca todos os dias. Vamos pensar no quanto somos importantes para Deus e para as pessoas que nos amam. Somos como a Trindade, que ama, cria e se doa sem reservas.
Lembremo-nos sempre de que somos um presente precioso para o mundo e que Deus nos escolheu para fazer grandes coisas com o nosso amor. Que a Trindade nos acompanhe sempre no caminho da vida, guiando-nos com o seu amor e dando-nos alegria e paz.
(por Dom Andrea Tosca)
Santa Teresinha do Menino Jesus
O brilho de Deus
Testemunho Irmã Paola icms
Sentido da Castidade na Vida Consagrada
Testemunho Brígida & Sérgio
Um casal partilha a própria experiência de vida
ATIVIDADES OUTUBRO 2023
Programação Pastoral
Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)