DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Volete dire le lodi a Dio? Siate voi stessi quella lode che si deve dire, e sarete la sua lode, se vivrete bene. (Sant'Agostino)
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"Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra"
«Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra»
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João (Jo 8,1-11)
Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo,
e todo o povo se aproximou d’Ele. Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Falavam assim para Lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-l’O, ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». Inclinou-Se novamente e continuou a escrever no chão. Eles, porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar».
Palavra da salvação.
Para a reflexão pessoal
O Evangelho, proposto neste quinto domingo da Quaresma, contém uma intensa mensagem sobre o tema da misericórdia, que se manifesta no modo como Jesus atua no seu encontro com a mulher apanhada em adultério e com os seus acusadores, que a queriam apedrejar.
O texto começa por dizer que Jesus vai ao Templo, onde ensina e é seguido por uma multidão muito numerosa. Esta atividade quotidiana de Jesus é interrompida e perturbada por um gesto impressionante de alguns escribas e fariseus que arrastam diante de si uma mulher apanhada em adultério. Este gesto é profundamente ofensivo e humilhante, tanto para Jesus que está a ensinar e para os que o escutam, como para a mulher cujo pecado é exposto publicamente.
Na realidade, há um objetivo muito preciso nesta forma de agir, como o próprio evangelista revela: a pergunta, dirigida a Jesus, sobre o castigo a infligir à mulher, é uma armadilha, uma tentativa maliciosa de o colocar em sérias dificuldades, levando-o a declarar-se contra a lei de Moisés, se recomendasse misericórdia; ou obrigando-o a negar a sua pregação, se aprovasse a lapidação da mulher.
Perante este comportamento violento e arrogante dos escribas e fariseus, que se sentem donos do Templo e da lei de Moisés, Jesus recusa-se a responder, contrapõe o silêncio, senta-se e, com o dedo, escreve no chão. Assim, Jesus “desloca-os”, pondo em prática uma estratégia de distanciamento, para exprimir, mesmo corporalmente, o seu desacordo: eles estão de pé, Ele baixa-se; eles falam, Ele cala-se; eles citam a Lei, Ele escreve no chão. Numa palavra, Jesus distancia-se das palavras e dos gestos deles e, inclinando-se, aproxima-se da mulher que está no meio, cercada, atacada e ameaçada. Com este gesto, Jesus toma o partido do fraco, mesmo se pecador, porque veio para condenar o pecado e não o pecador, e quer que este se converta e viva!
Nesta altura, como os escribas e fariseus insistem em interrogá-lo, Jesus levanta-se e pronuncia esta frase: “Aquele que estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe a pedra”. Com estas palavras, silencia-os, porque, segundo a Escritura, ninguém está sem pecado; e assim eles vão-se embora, um a um, começando pelos anciãos e deixando Jesus sozinho com a mulher.
Depois, Jesus dirige-se à mulher, convidando-a a partir, a retomar o seu caminho e a não pecar mais, valorizando o perdão que recebeu e a misericórdia de Deus, que se inclinou sobre ela. A palavra de Jesus cria um futuro, dá a possibilidade de recomeçar, depois da queda, porque nenhum pecado é tão esmagador que já não permita levantar-se, recomeçar e renovar a vida.
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