MENU

NEWS

VI DOMINGO DA PÁSCOA - 14 de MAIO 2023 - ANO A

“Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor”

 

“Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor”

+  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14,15-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito,
para estar sempre convosco:
Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece,
mas que vós conheceis,
porque habita convosco e está em vós.
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.
Daqui a pouco o mundo já não Me verá,
mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai
e que vós estais em Mim e Eu em vós.
Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre,
esse realmente Me ama.
E quem Me ama será amado por meu Pai
e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».

Palavra da Salvação

 

Reflexão

O que significa amar a Cristo?

"Aquele que recebe os meus mandamentos e os guarda, ama-Me. Quem Me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me manifestarei a Ele". O amor nunca é algo confinado apenas aos sentimentos, ou pior ainda ao raciocínio. O amor é uma ciência prática. Jesus estabelece imediatamente uma relação concreta entre o amor e os mandamentos. "Aquele que Me ama guarda os meus mandamentos." Mas devemos ter cuidado para não pensar que o amor é simplesmente o cumprimento de regras. Jesus não está simplesmente a referir-se a uma prática externa, mas à capacidade de levar a sério o que Ele pede em todo o Evangelho, o pedido mais urgente de todo o evangelho é: ama! Então devemos dizer o seguinte: reconhecemos quem ama Jesus pela ação de quem ama. Só o que está disposto a crescer na capacidade de amar pode dizer que também ama Jesus. O compromisso mais importante das nossas vidas é avançar no amor.

Todos nós muitas vezes experimentamos o coração como o lugar onde mais do que os outros lugares percebemos o vazio, ou o conjunto de sentimentos conflitantes, preocupações, sonhos, feridas, inseguranças, desejos. O nosso coração é como um armazém onde grande parte da nossa vida está guardada. Jesus diz-nos que, se começarmos a escutar seriamente a sua Palavra e começarmos a amá-Lo, pouco a pouco muito lixo que nos impede de viver e ser felizes começa a desaparecer dos nossos corações, e uma luz misteriosa instala-se permanentemente em nós e não só nos ilumina, mas nos aquece.

 

É a Presença de Deus. Gostaria de encontrar palavras adequadas para descrever o que significa, mas penso que não há palavras suficientemente capazes. A presença de Deus em nós é uma experiência que só pode ser compreendida se a fizermos. Deus não nos pede requisitos inatingíveis para poder tê-Lo, mas simplesmente começar a amá-Lo seriamente. Quando amas alguém seriamente, podes ver isso pelo facto de investires nessa relação tempo, energia, cuidado, escuta, delicadeza. Tenta tratar Jesus assim e verás o que vai acontecer dentro de ti: terás o Céu no teu coração, e não é exagero!

"Orarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para permanecer convosco para sempre".

É o Espírito que nos ensina tudo, também como amar. E é sempre o Espírito que nos lembra de tudo o que mais conta de Cristo. Neste sentido, todos nós precisamos deste grande Mestre interior que é o Espírito Santo. Jesus anuncia-O para que ninguém diga «como posso fazer?». O Espírito é enviado especificamente para socorrer a nossa fraqueza. O Espírito acompanha-nos passo a passo para aprendermos a tornar-nos capazes de amar como o próprio Jesus. É uma grande obra que não se baseia em nós, mas na Graça de Deus.

 

Em destaque

Missão FCIM Turquel 2024
Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Dia de oração pelas santificação dos Sacerdotes

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)