DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)
NEWS
“Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor”
“Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor”
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14,15-21)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito,
para estar sempre convosco:
Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece,
mas que vós conheceis,
porque habita convosco e está em vós.
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.
Daqui a pouco o mundo já não Me verá,
mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai
e que vós estais em Mim e Eu em vós.
Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre,
esse realmente Me ama.
E quem Me ama será amado por meu Pai
e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».
Palavra da Salvação
Reflexão
O que significa amar a Cristo?
"Aquele que recebe os meus mandamentos e os guarda, ama-Me. Quem Me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me manifestarei a Ele". O amor nunca é algo confinado apenas aos sentimentos, ou pior ainda ao raciocínio. O amor é uma ciência prática. Jesus estabelece imediatamente uma relação concreta entre o amor e os mandamentos. "Aquele que Me ama guarda os meus mandamentos." Mas devemos ter cuidado para não pensar que o amor é simplesmente o cumprimento de regras. Jesus não está simplesmente a referir-se a uma prática externa, mas à capacidade de levar a sério o que Ele pede em todo o Evangelho, o pedido mais urgente de todo o evangelho é: ama! Então devemos dizer o seguinte: reconhecemos quem ama Jesus pela ação de quem ama. Só o que está disposto a crescer na capacidade de amar pode dizer que também ama Jesus. O compromisso mais importante das nossas vidas é avançar no amor.
Todos nós muitas vezes experimentamos o coração como o lugar onde mais do que os outros lugares percebemos o vazio, ou o conjunto de sentimentos conflitantes, preocupações, sonhos, feridas, inseguranças, desejos. O nosso coração é como um armazém onde grande parte da nossa vida está guardada. Jesus diz-nos que, se começarmos a escutar seriamente a sua Palavra e começarmos a amá-Lo, pouco a pouco muito lixo que nos impede de viver e ser felizes começa a desaparecer dos nossos corações, e uma luz misteriosa instala-se permanentemente em nós e não só nos ilumina, mas nos aquece.
É a Presença de Deus. Gostaria de encontrar palavras adequadas para descrever o que significa, mas penso que não há palavras suficientemente capazes. A presença de Deus em nós é uma experiência que só pode ser compreendida se a fizermos. Deus não nos pede requisitos inatingíveis para poder tê-Lo, mas simplesmente começar a amá-Lo seriamente. Quando amas alguém seriamente, podes ver isso pelo facto de investires nessa relação tempo, energia, cuidado, escuta, delicadeza. Tenta tratar Jesus assim e verás o que vai acontecer dentro de ti: terás o Céu no teu coração, e não é exagero!
"Orarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para permanecer convosco para sempre".
É o Espírito que nos ensina tudo, também como amar. E é sempre o Espírito que nos lembra de tudo o que mais conta de Cristo. Neste sentido, todos nós precisamos deste grande Mestre interior que é o Espírito Santo. Jesus anuncia-O para que ninguém diga «como posso fazer?». O Espírito é enviado especificamente para socorrer a nossa fraqueza. O Espírito acompanha-nos passo a passo para aprendermos a tornar-nos capazes de amar como o próprio Jesus. É uma grande obra que não se baseia em nós, mas na Graça de Deus.
Santa Teresinha do Menino Jesus
O brilho de Deus
Testemunho Irmã Paola icms
Sentido da Castidade na Vida Consagrada
Testemunho Brígida & Sérgio
Um casal partilha a própria experiência de vida
ATIVIDADES OUTUBRO 2023
Programação Pastoral
Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Cerchiamo di compiere il nostro dovere così come si presenta; questo è il segreto della vera fede e della pace. (B. John Henry Newman)