MENU

NEWS

PRIMEIRO SÁBADO

Terço no 1º sábado do mês

MISTÉRIOS GOZOSOS

1.      O ANUNCIO DO ANJO A NOSSA SENHORA

“Toda bela és Maria, toda cândida…”.

Com estas palavras começa o canto da Novena à Imaculada Conceição nas Obras da FCIM. Parece ouvir-se as palavras do anjo quando chama Nossa Senhora de “Cheia de Graça” e, por isso, toda bela, no verdadeiro sentido do termo.

Sim. Porque hoje muita gente procura a beleza, mas uma beleza que é só exterior, que está no parecer ser diferentes do que somos, de colocar-se em exposição.

Não é esta a verdadeira beleza! Há um ditado que diz: “Não é belo o que é belo, mas é belo o que a gente gosta”. Isto pode ser verdadeiro em alguns casos, mas a expressão não é objetivamente correta. Quanta gente, de facto, gosta de coisas que levam ao pecado e que, portanto, não são belas: lembremo-nos que o contrário da beleza é mesmo o pecado!!!

Imaginemos por um momento como devia ser Nossa Senhora ao vivo. Os pastorinhos de Fátima que a viram, como tantos outros videntes, afirmaram que era uma Senhora tão bela que nenhuma imagem consegue ser tão bela quanto Ela. A sua beleza vem da Graça, vem da presença de Deus no seu coração. Mas, apesar disso, quantas pessoas que A encontraram em Nazaré naquele tempo, também notando que era uma mulher diferente, não foram tocadas por Ela, nem fizeram o salto de uma vida de pecado para uma vida nova.

Pedimos hoje a graça de ter olhos capazes de ver e reconhecer a verdadeira beleza quando a encontramos. Essa beleza vem por Deus.

 

2.      A VISITA DE NOSSA SENHORA À SUA PRIMA S. ISABEL 

“Bendita és Tu Maria, entre as mulheres”.

Estas são palavras que conhecemos bem, que dizemos todos os dias quando rezamos a “Ave Maria”. A primeira pessoa que se dirigiu assim a Nossa Senhora foi Santa Isabel que acrescentou: “Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?”.

Pensemos que a Mãe do Senhor vem também visitar cada um de nós para cuidar das nossas almas e levar-nos ao mesmo Jesus. Pois, uma mãe nunca se esquece dos seus filhos e Nossa Senhora não vai sozinha, leva sempre consigo a presença de Jesus. Hoje no nosso exame de consciência perguntemo-nos: como é que acolhemos a visita de Maria Santíssima? Apercebemo-nos disso? Conseguimos abrir-lhe a porta e dar-lhe a permissão para entrar e trabalhar na nossa casa, que é a nossa vida interior? É preciso saber calar para ouvir um bater à porta. É Maria que vem.

 

3.      O NASCIMENTO DO MENINO JESUS EM BELÉM

“Tu deste-nos Jesus Cristo, Ó porta de eterna luz”.

O episodio do Natal mostra-nos bem esta passagem: Nossa Senhora doa-nos Jesus. Ela não tem o Menino para si, mas deixa que todos aqueles que O vêm visitar O adorem.

Contemplamos, então, 2 virtudes de Maria Santíssima: a Sua humildade que faz que Ela se reconheça um simples meio para que o Filho de Deus possa vir ao mundo, uma porta para Ele chegar até nós; mas também reparamos no Seu amor gratuito e puro.

Nossa Senhora não tem ciúme de Jesus, não diz: “o menino é meu!” com espírito de possessão. Em vez disso, como cada boa mãe, sabe que os filhos não são seus, que há uma missão sobre eles e que o pai e a mãe não devem obstaculizar.

Este espírito é tão mais verdadeiro para este Menino que irá a salvar todas as gentes.

 

4.      A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS AO TEMPLO

“Lírio entre espinhos” é uma das expressões usadas para descrever Nossa Senhora.

Lírio porque é pura, Imaculada, Santa; entre espinhos que são de vários géneros. Não pensemos que estes espinhos foram somente às dificuldades que a Sagrada Família teve no início da vida de Jesus, ou que sejam só a causa da Cruz do Senhor.

Quem ama sofre e sofre por amor aos outros. Também o egoísta sofre, mas sofre por si mesmo porque é incapaz de ver as coisas que Deus já lhe ofereceu (a vida, o seu amor, a Sua Misericórdia, alguém que nos ama...). O egoísta olha sempre para o que não tem ou que lhe faltou no passado. Perenemente insatisfeito não consegue alegrar-se. Hoje os espinhos que ferem o Coração de Nossa Senhora são os nossos pecados. Também a indiferença no respeito ao Amor de Maria magoa esta Mãe. Reparemos com atos de amor.

 

5.      A PERDA E O ENCONTRO DE JESUS ENTRE OS DOUTORES DA LEI

“Imaculada, Virgem Santa, Mãe de Deus é doce Paraíso. Desvaneceu a tempestade quando tu apareceste”.

Quem de nós não encontrou tempestades em alguns traços da sua vida? São momentos ou períodos difíceis que chegam sem pedir permissão e que, claramente, não gostamos. Ninguém gosta de sofrer. Não fomos criados de facto para sofrer, mas para a felicidade eterna. Então podemos ficar surpreendidos ao ver tantos Santos que aguentaram as cruzes que encontraram no próprio caminho, com alegria e amor. Qual é o Segredo deles?

Respondemos: uma grande fé, um grande amor. Sim, mas não pensemos que fé e amor tiram o sofrimento. O sofrimento fica, sente-se, mas há também a graça para viver apesar tudo. Já o velho Simeão disse a Maria Ss.ma que uma espada teria trespassado a sua alma. Acontece varias vezes, e uma das dores de Nossa Senhora foi mesmo perder Jesus no templo de Jerusalém, perder-se um filho… ou seja não saber onde está, não saber como está… Que grande pena! Mas uma das coisas que custa bastante mais é não poder mais cuidar dele.

É a mesma coisa que Nossa Senhora sofre connosco quando nos afastamos de Deus e d’Ela. Consolemo-la! É Nossa Mãe!

 

 

Em destaque

VIA SACRA
4ª e 5ª estação: Jesus encontra Sua Mãe e o Cireneu

As Adolescentes
Retiro Quaresma 2024

Rumo ao Altar
Testemunho de Inês e Gonçalo

II DOMINGO DA QUARESMA - 25 de Fevereiro 2024 - ANO B
« Este é o meu Filho muito amado »

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO ANIMADO PELOS JOVENS DA FCIM
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

Teatro sobre a vida do Padre Pio
A FCIM Lourinhã-Lisboa presenta-nos...

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Dio ha creato l'uomo a sua immagine e somiglianza: chiamandolo all'esistenza per amore, l'ha chiamato nello stesso tempo all'amore. (San Giovanni Paolo II)