DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)
NEWS
Testemunho de Rafael Pedro, seminarista icms
A FORÇA DE UM SIM (parte II)
Por Rafael Pedro
Os momentos mais fortes que eu passei nos Servos foram, com certeza, passados nas peregrinações a Balasar. Tanto que Deus me concedei como protetora deste ano a beata Alexandrina. Este episódio foi na minha primeira peregrinação a Balasar com o pré seminário. Depois de uma tarde d diversão, tínhamos ido fazer uma meditação e uma partilha sobre esse pré seminário. À saída, passamos pelo Santíssimo exposto e ficamos um pouco em oração. Nesse momento, eu não me queria levantar dali. Quase me parecia ver Nosso Senhor ali, a olhar-me com tristeza pelos meus pecados e a convidar-me para Lhe fazer companhia. Foi com grande pena que ouvi o padre Alberto a chamar-nos para as carrinhas. Este foi um dos momentos mais fortes que me aconteceram e posso dizer que foi o início da minha reentrada na ida espiritual, pois essa peregrinação passou-se no meu segundo ano de pré seminário, no qual a minha fé estava completamente e baixo, por isso posso dizer que aquilo era Nosso Senhor a puxar-me no meu tempo mais obscuro.
Os encontros de jovens mensais são outra âncora que Deus coloca, desta vez na vida dos que não querem seguir a vida consagrada, para segurar as pessoas e todos aqueles que se podem estar a afastar de Deus, ou estão já afastados. Estes são incríveis pois são como uma pausa para que os jovens, esmagados por todos os lados pelo peso do mundo, possam ouvir a voz de Deus que lhes quer falar no silêncio do seu coração. Para qualquer pessoa que precisa de momentos na sua vida para ouvir a Deus, aconselho vivamente que façam parte deste grupo incrível de pessoas que, todos juntos, esperam chegar ao Céu, pois também a mim foi um desses grupos que me salvou a vida. Eu não quero pensar onde estaria se tivesse dito não à vontade do meu Criador.
Depois de ter começado a abrir o meu coração à vontade de Deus, veio a primeira quarentena. Não podendo viajar entre concelhos, pensava que todas as atividades, como o pré seminário, seriam suspensas. Surpreendentemente, recebi um convite do padre Alberto para fazer uma experiência comunitária de 5 dias. Sem pensar duas vezes aceitei. Com esta experiência pude decidir-me completamente e passei a ter a certeza de que queria entrar para os Servos. E não fui o único pois em novembro, seis de nós decidiram entregar-se totalmente a Deus. Ninguém chega ao Céu sozinho por isso estes meus irmãos são importantíssimos para o meu crescimento em santidade. Tentamos imitar os pontos fortes uns dos outros e evitamos os erros cometidos por eles, ajudando-os a ultrapassar os momentos mais difíceis. Por isso posso dizer com segurança que juntos somos mais fortes.
Eu comecei a minha caminhada de seminário há uns meses, mas posso dizer que nunca estive tão feliz como atualmente. Parece que cada palavra que digo e cada vez que olho, estou diferente do meu antigo eu. Sinto que estou mais perto de Deus por estar a fazer a Sua santa vontade. Um conselho, se querem chegar ao Céu não tenham medo de se oferecerem totalmente a Deus, pois se abdicarem de algo por amor a Ele, Ele dar-vos-á algo muito superior. Não se preocupem em deixar namorada(o), casa, família, amigos, pois Deus pode ser o vosso tudo. Basta que o deixem entrar no vosso coração. O católico não vive apenas no Céu, mas é o mais feliz em toda a terra, pois Deus está no seu coração. Enquanto não estiverem dispostos a largar tudo por Deus, nunca vão estar felizes, vão sempre ser escravos do mundo.
CAMPISMO RAPAZES 2026 (10-13 anos)
3 - 8 JULHO 2026
Encontro ADOLESCENTES
12-16 anos
SOLENIDADE DO PENTECOSTES - 24 de Maio 2026 - ANO A
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»
Eucaristia
13. Visitar e receber Jesus Eucaristia
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)