DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)
NEWS
Testemunho de João Miguel C., seminarista ICMS
Tu um dia hás de Me Seguir
Testemunho de João Miguel C.
A minha primeira experiência comunitária foi em fevereiro de 2021, com mais 3 rapazes. Esta experiência deveu-se ao facto de estarmos de novo em confinamento, tudo fechado, o que levou os Padres da comunidade a fazer-nos um convite para virmos passar 2 semanas. Nunca tinha feito esta experiência de estar 2 semanas, à exceção dos campismos. Nesta experiência fazíamos de tudo um pouco, tínhamos todos os dias os momentos mais importantes do dia (terço, missa e adoração eucarística). Estes passados na paz de Fátima foram importantíssimos para sairmos do barulho do dia a dia, do bombardeamento de informações acerca do novo confinamento e para termos uma pequena experiência de vida comunitária, de aprofundarmos se era este o caminho a que o Senhor nos chamava.
Foi em outubro que eu e os restantes seminaristas começámos juntos esta experiência, de ano propedêutico. No nosso primeiro fim de semana juntos senti uma enorme alegria dentro de mim ao saber que não caminho só, mas que tenho 5 irmãos comigo que me irão ajudar em todos os momentos neste caminho.
Para mim é fundamental esta “passagem” por Fátima para começar de novo este caminho rumo à santidade. Era a esta cidade que os meus avós, com a graça de Deus, me traziam todos os meses e, com essa vinda uma semente começou a ser plantada pelas catequeses que ouvia, pelos terços que começava a rezar junto da Mãe e, também pelos encontros mensais do primeiro sábado com outras crianças. Foi cá que após algum tempo desta semente ter sido plantada, que o Senhor me chamou a segui-Lo e, consequentemente ser instrumento de salvação para todas as pessoas a quem eu encontrar ao longo da minha vida. É de novo aqui que Maria Santíssima me convidaa a fazer este tempo importantíssimo de preparação, para poder com a Sua ajuda a libertar-me cada vez mais daquilo que é supérfluo e agarra-me cada vez mais às coisas que são essenciais, para o caminho da santidade e, para poder fazer uma santa preparação para entrar no seminário .
É uma grande alegria pertencer a esta grande Família do Coração Imaculado de Maria, pois foi através dela que pude encontrar Deus de novo e, com ajuda desta família e dos seus conselhos, bem como dos sacerdotes, consegui dar o meu sim à vontade do Senhor e mudar de vida. O que seria eu se não os tivesse encontrado. De certeza que não estaria a fazer a vontade de Deus e por isso dou graças a Deus de ter encontrado esta família. Agradeço por me terem ensinado a pôr sempre Nossa Senhora em tudo o que faço, de saber pedir-Lhe, agradecer-Lhe, principalmente de poder estar a partilhar o mesmo teto com Jesus e de me ter resguardado no Seu manto materno até aos dias de hoje.
CAMPISMO RAPAZES 2026 (10-13 anos)
3 - 8 JULHO 2026
Encontro ADOLESCENTES
12-16 anos
SOLENIDADE DO PENTECOSTES - 24 de Maio 2026 - ANO A
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»
Eucaristia
13. Visitar e receber Jesus Eucaristia
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)