![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-7.jpg)
Em 1991 os Servos do Coração Imaculado de Maria era ainda um Instituto Religioso recém-nascido.
As irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria ainda não existiam, e o projeto de Deus sobre a FCIM ainda não estava claro, mas iria esclarecendo-se sempre mais.
A incerteza do início não impediu ao fundador dos Servos de sonhar e de sonhar em grande.
Muitas vezes, Deus se esconde dentro dos sonhos e dos desejos dos homens.
Era mesmo este o caso.
Não é difícil imaginar, como e quanto uma Congregação Religiosa que tem as suas raízes na Devoção a Nossa Senhora, e um Carisma intimamente unido à espiritualidade de Fátima, desejasse chegar a ter uma casa em Fátima.
Os caminhos da providência levaram ao encontro do casal António Vicente e Zulmira dos Reis que naquela altura moravam na Moita Redonda, na Rua da Salgueira, muito próximo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e do lugar das aparições.
O casal estava a pensar em vender a sua casa.
Foi esta uma grande possibilidade para chegar como desejado em Portugal.
![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-8.jpg)
Em 1991 começaram os negócios entre os superiores do Instituto e a família Reis e, sempre ajudados pela Santa Providência e por alguns benfeitores, a 14 de outubro do 1994 os Servos do Coração Imaculado de Maria inauguram a abertura de uma comunidade em Fátima.
Desde então foi um crescer: a obra da FCIM foi desabrochando devagar à luz da graça de Deus como uma flor à luz do Sol.
![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-9.jpg)
No ano 2000 perto dos irmãos em Cristo - Servos, chegaram as Servas do Coração Imaculado de Maria, fundadas pelo mesmo fundador no ano de 1996.
Em 1999 o desígnio de Deus estava finalmente claro e evidente: Deus queria uma grande Família que partilhasse o mesmo Carisma, uma Família constituida por padres, religiosos, religiosas e numerosos leigos consagrados ao CIM.
O apostolado nas comunidades e a intercessão de Nossa Senhora trouxe para a Obra da Família cada vez mais pessoas que aqui encontravam um refúgio e um caminho para chegar até Deus. Trata-se de homens, mulheres e casais com filhos, também o casal Reis entrou na tenda da FCIM. E ao longo do tempo têm chegado também muitos jovens.
![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-10.jpg)
Como acontece nas famílias humanas quando o número dos filhos cresce é preciso ampliar a casa, assim também aconteceu na nossa Obra. Cedo se precisou de ter uma Capela e um refeitório maiores e novos quartos para acolher os peregrinos.
![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-12.jpg)
Ao memo tempo, começaram-se a desenvolver atividades juvenis propondo-se; campos de férias para crianças e adolescentes, encontros e retiros com o propósito de fazer conhecer mais profundamente Jesus Cristo e a sua SS.ma Mãe Maria. A fé e a vida cristã não consistem no cumprimento de obrigações, por medo de um Deus à imagem de um dono mas sim de um encontro com um Pai que cuida de nós seus filhos. O segredo é o Amor! Começando a perceber essa realidade e sentindo-se acompanhados por padres, irmãs e leigos da FCIM, os rapazes e as raparigas que continuando a frequentar a Obra, tornam-se os jovens do grupo jovens FCIM de hoje tornamdo-se apostolos entre amigos e colegas.
![Opera di Fatima](images/chi-siamo/opera-fatima-11.jpg)
No ano de 2005 terminaram as primeiras obras e a Família continua a crescer.
Foram também construídos no exterior da casa um presépio, em honra do nascimento do Menino Jesus, um grande jardim com possibilidade de passear rezando o Santo Terço ou de meditar aproveitando o silêncio e a paz que aqui reinam, e também um campo da futebol para a alegria dos mais novos.
A porta para entrar no Movimento:
A CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA
Hoje a FCIM de Portugal é uma realidade que se vai consolidando sempre em crescimento, em que cada ano se enriquece com novos filhos que com os padres e as irmãs tentam em primeiro lugar de se amarem e depois de levar Jesus ao mundo por meio do CIM.