DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
Fátima sinal de confiança ao mundo
A Mensagem de Fátima é muito clara e profunda, na sua essência estão os pedidos de oração, reparação, arrependimento e sacrifício, e o abandono do pecado.
Antes de Nossa Senhora aparecer aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, o Anjo da Paz os visitou.
O Anjo preparou as crianças para receber a Bem-Aventurada Virgem Maria, e suas instruções são um aspeto importante da Mensagem que muitas vezes passa despercebido.
O Anjo demonstrou às crianças a maneira fervorosa, atenta e serena com que todos devemos orar e a reverência que devemos mostrar a Deus na oração.
Explicou-lhes também a grande importância de rezar e fazer sacrifícios em reparação das ofensas cometidas contra Deus.
Ele disse-lhes: “Façam de tudo o que puderem um sacrifício e ofereçam a Deus como um ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e em súplica pela conversão dos pecadores”.
Nossa Senhora destacou a importância de rezar o Rosário em cada uma de suas aparições, pedindo aos pastorinhos que rezem o Rosário todos os dias pela paz.
Outra parte principal da Mensagem de Fátima é a devoção ao Imaculado Coração de Nossa Senhora, que está terrivelmente ultrajado e ofendido pelos pecados da humanidade, e somos carinhosamente exortados a consolá-la fazendo reparação.
Ela mostrou Seu Coração, cercado de espinhos penetrantes (que representavam os pecados contra Seu Imaculado Coração), às crianças, que entenderam que seus sacrifícios poderiam ajudar a consolá-la.
Também foi permitido aos pastorinhos ver o quanto Deus está terrivelmente ofendido pelos pecados da humanidade, e que Ele deseja que cada um de nós e toda a humanidade abandone o pecado e repare seus crimes através da oração e do sacrifício.
Nossa Senhora implorou tristemente: “Não ofendam mais o Senhor nosso Deus, pois Ele já está muito ofendido!”
Os pastorinhos tiveram brevemente uma visão do inferno, após o que Nossa Senhora lhes disse: “Vocês viram o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-los, Deus deseja estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Se for feito o que vos digo, muitas almas serão salvas e haverá paz”.
Ela disse que se as pessoas não parassem de ofender a Deus, Ele puniria o mundo severamente por meio de guerra, fome, perseguição à Igreja e perseguição ao Santo Padre.
Nossa Senhora indicou-nos a raiz específica de todos os problemas do mundo, aquele que causa as guerras mundiais e sofrimentos tão terríveis: o pecado.
Ela então deu uma solução, primeiro para pessoas individuais, depois para os líderes da Igreja. Deus pede a cada um de nós que pare de ofendê-lo.
Devemos rezar, especialmente o Rosário. Por esta oração frequente do Rosário, obteremos as graças necessárias para vencer o pecado. Deus quer que tenhamos devoção ao Imaculado Coração de Maria e que trabalhemos para difundir esta devoção em todo o mundo. Nossa Senhora disse: “Meu Imaculado Coração será o seu refúgio e o caminho que os conduzirá a Deus”.
Se desejamos ir a Deus, temos um caminho seguro para Ele através da verdadeira devoção ao Imaculado Coração de Sua Mãe.
A devoção ao Imaculado Coração de Maria é central na Mensagem de Fátima. Deus determinou que a Consagração da Rússia e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados fossem os meios de implementar essa devoção em todo o mundo, e deu essa tarefa ao Seu Papa e aos bispos e às almas individuais para praticar e promover essa devoção.
Para aproximar-se cada vez mais d'Ela e, portanto, do Seu Filho, Nossa Senhora enfatizou a importância de rezar pelo o terço diariamente e fazer sacrifícios, especialmente o sacrifício de cumprir nosso dever diário, em reparação pelos pecados cometidos contra Nosso Senhor e Nossa Senhora.
O grande destaque da Mensagem de Fátima consistiu na aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos ao longo de 6 meses e aí confiar-lhes um Segredo, este Segredo destinava-se a todos os Católicos, mas devia ser-lhes dado mais tarde, já que ninguém estava preparado para entender tudo em 1917.
Nas suas Terceira e Quarta Memórias, ambas escritas em 1941, a Irmã Lúcia revelou a um público mais vasto as duas primeiras partes do Segredo.
A terceira parte do Segredo — ou, como é chamado, o Terceiro Segredo — foi divulgado em 13 de maio de 2000, no pontificado de São João Paulo II.
A frase central da mensagem de Fátima proferida por Nossa Senhora, enche-nos de confiança:
«O meu Imaculado Coração triunfará»
No comentário teológico do terceiro segredo, a Santa Igreja explica-nos que este Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que as pistolas ou outras armas de qualquer espécie.
O fiat de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele « Sim », Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e tal permanece para sempre. Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus.
Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra.
O que vale desde então, está expresso nesta frase: « No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo » (Jo 16, 33).
A mensagem de Fátima convida a confiar nesta promessa, atual ontem, hoje e sempre.
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração
A Mensagem de Fátima
TEMOR DE DEUS
Os 7 Dons do Espírito Santo
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)