DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
O Sangue Precioso de Cristo
de Pe. César Cuomo icms
Na sua terceira aparição em Fátima, o Anjo de Portugal ensinou aos pastorinhos uma oração de adoração e reparação eucarística que é recitada hoje em muitas Igrejas do mundo, especialmente no início da adoração eucarística: "Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele próprio é ofendido. E, pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores".
Esta oração, que começa com um ato de profunda adoração à Santíssima Trindade, põe em evidência o significado e o valor reparador da Eucaristia. De facto, naquele pedaço de pão, depois de o sacerdote pronunciar as palavras da consagração, Jesus torna-se presente com tudo o que é Seu, com a Sua divindade e com o que constitui a Sua humanidade: corpo, sangue e alma.
O mês de julho, tradicionalmente dedicado na Igreja à devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, convida-nos a refletir de modo especial sobre esta componente da humanidade do Senhor.
O sangue, para todos os antigos orientais, era considerado a sede da vida e, portanto, algo absolutamente precioso e sagrado. Mais uma razão, portanto, para falar de Sangue Precioso em referência àquele que Nosso Senhor assumiu, com toda a Sua natureza humana, do seio puríssimo da Virgem Maria.
A Irmã Lúcia, nos "Apelos da Mensagem de Fátima", sublinhando sabiamente a ligação entre Jesus e Maria, diz: "Viver para Cristo é também viver para Maria, porque o seu corpo e o seu sangue, Jesus recebeu de Maria. Foi no seu Coração que o Pai encerrou o seu Filho, como se fosse o primeiro tabernáculo. Maria foi a primeira depositária dele, foi o sangue do seu Coração Imaculado que administrou ao Filho de Deus a sua vida de homem... de Maria, Cristo recebeu o Corpo e o Sangue que devem ser respetivamente imolados e derramados para a salvação do mundo".
O Sangue de Jesus, portanto, é preciosíssimo, não só em si mesmo, pois é o Sangue do Verbo Encarnado, mas também porque Jesus o ofereceu para a nossa redenção, é o preço do nosso resgate (cf. 1 Pd 1, 18-19).
A Irmã Lúcia, a este propósito, destaca o papel de Maria também como co-redentora: “Com Cristo no seu seio, com Jesus Cristo nos seus braços, com Cristo em Nazaré, na sua vida pública, com Jesus subiu ao Calvário, sofreu e agonizou, recolhendo no seu Coração Imaculado as últimas dores de Cristo, as Suas últimas palavras, as Suas últimas agonias e as últimas gotas do seu Sangue para oferecer ao Pai. E Maria ficou na terra para ajudar os seus outros filhos a completar a obra redentora do seu Cristo, guardando-a no seu Coração como numa fonte de graça, para nos comunicar os frutos da vida, da paixão e da morte de Jesus Cristo, seu Filho”.
Isto ajuda-nos a compreender em que base os méritos do Imaculado Coração de Maria, mencionados na oração do Anjo, são tão grandes que podem obter, juntamente com os do Sacratíssimo Coração de Jesus, a conversão dos pecadores.
As Memórias da Irmã Lúcia contam-nos que, depois de ter ensinado aos pastorinhos a oração de adoração, o Anjo: "levantou-se, tomou nas mãos o cálice e a Hóstia. Deu-me a sagrada Hóstia e repartiu o Sangue do cálice entre a Jacinta e o Francisco, dizendo ao mesmo tempo: - Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado por homens ingratos. Reparai os Seus crimes e consolai o vosso Deus".
Jesus, ao instituir o sacramento da Eucaristia, quis oferecer-nos a maior oportunidade de O amarmos, adorarmos e nos unirmos a Ele. Impulsionado por este desejo, gerado pelo seu imenso amor por nós, aceitou, conscientemente, expor-se a qualquer possível profanação que pudesse ocorrer em qualquer lugar e em qualquer momento em que este sacramento se tornasse presente. Mas aqueles que, como os pastorinhos, O recebem em espírito de fé e de adoração, dão a Deus uma alegria tão grande que O consola e repara todas as profanações.
Foi em consideração a estes actos de amor que Deus quis derramar todo o Seu Precioso Sangue no Calvário. Ao ensinar os pastorinhos a oferecê-Lo em reparação dos pecados com que é ofendido, o Anjo de Portugal fez deles almas reparadoras. Pois é justo que esta oferta se faça por meio dos homens, visto que Jesus se imolou pela salvação deles, e há sempre muito que reparar pelos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que muitos desprezam o Sangue que Ele derramou.
Quem, pelo contrário, "devolve" este Sangue a Deus com amor e adoração, dá-Lhe glória da maneira mais digna e realiza um gesto de misericórdia que pode obter a conversão dos seus irmãos que, em vez de adorarem este Sangue, o profanam das piores maneiras.
A Eucaristia é em si mesma uma expressão suprema da misericórdia de Deus, porque cada vez que é celebrada, Jesus continua a oferecer o Seu Corpo e Sangue ao Pai celeste para a salvação do mundo. Vendo o Sangue do Filho Unigénito derramado com tanto amor e implorando a cada momento misericórdia para o mundo, o Pai comove-se e concede-a.
No sacrifício eucarístico, porém, o envolvimento e o sacrifício do homem é também total. De facto, Deus, para o realizar, utiliza a figura de um homem consagrado a Ele, o sacerdote, que é chamado a unir, ao sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor, a sua própria vida, a dos fiéis presentes e a de todos os membros do Corpo Místico que é a Igreja.
Assim, oferecendo ao Pai celeste o seu próprio corpo e sangue em comunhão com o Corpo e Sangue de Jesus, cada cristão torna-se uma alma eucarística, da qual Deus se compraz, unindo-a mais intimamente a Si e servindo-se dela para expandir ainda mais a sua misericórdia sobre este pobre mundo.
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração
A Mensagem de Fátima
TEMOR DE DEUS
Os 7 Dons do Espírito Santo
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)