DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)
NEWS
Documento sobre "virtudes heroicas" da Irmã Lúcia entregue no dia 13 de Outubro
Retirado por Revista “Voz da Fátima” (nº 1202 Novembro 2022)
O processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia, vidente de Fátima, conheceu um novo desenvolvimento, com a entrega, no Vaticano, do documento sobre as “virtudes heroicas” da religiosa.
O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, falou num “momento de alegria”, quando no final das celebrações pôs os peregrinos a par dessa informação. O anúncio foi recebido pelos peregrinos com uma salva de palmas. O padre Carlos Cabecinhas pediu orações por esta causa de canonização: “Confiemos à sua intercessão as nossas intenções e necessidades, com a mesma confiança com que os peregrinos de há 100 anos lhe apresentavam os seus pedidos”.
No ato de entrega da Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis (sobre a vida, virtudes e fama de santidade), em Roma, estiveram presentes o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro; o postulador geral da causa de canonização, P. Marco Chiesa; a vice-postuladora, Ir.ª Ângela de Fátima Coelho; o relator, Mons. Maurizio Tagliaferri; e a Ir.ª Filipa Pereira, colaboradora da causa. Este volume contém a biografia da Irmã Lúcia, redigida a partir dos documentos recolhidos na fase diocesana do processo (que decorreu na diocese de Coimbra entre 2008-2017); a Informatio (informação), que descreve as virtudes vividas pela religiosa, bem como o elenco dos depoimentos das testemunhas, o seu Diário e outros documentos inéditos, “considerados relevantes no processo”.
A entrega da Positio é um momento importante no processo de beatificação e canonização da serva de Deus, na sua fase romana. Este documento vai ser analisado por um conjunto de nove teólogos que emitirão o seu parecer, para determinar se Lúcia “praticou as virtudes em grau heroico”. O parecer positivo do Dicastério para as Causas dos Santos é apresentado ao Papa, que aprova a publicação do respetivo decreto, passando o fiel em causa a ser designado como venerável. Para as etapas de beatificação e canonização é necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão do venerável ou beato, respetivamente.
A fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia de Jesus (1907-2005), uma das três videntes de Fátima, ficou concluída a 13 de fevereiro de 2017, na igreja do Carmelo de Coimbra. O processo implicou a análise de milhares de cartas e textos, além da auscultação de 61 testemunhas. Lúcia Rosa dos Santos, a Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, faleceu a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos, depois de várias décadas vividas em clausura no Carmelo de Coimbra.
SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE - 15 de Junho 2025- ANO C
«Tudo o que o Pai tem é meu. O Espírito receberá do que é meu, para vo-lo anunciar»
Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração
A Mensagem de Fátima
TEMOR DE DEUS
Os 7 Dons do Espírito Santo
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)