MENU

NEWS

A tua vida VALE!!!

6. O caminho proposto aos jovens FCIM

de Pe.Luigi Polvere icms

O texto (Gênesis 3,14)  diz que a harmonia entre o homem e Deus feita de confiança Nele é quebrada a partir do diálogo com a serpente que insinua esta crença no coração dos homens e das mulheres... “não é verdade que morrereis; porque Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como Ele”

Esta é a origem de todos os nossos medos que por sua vez geram vícios e a incapacidade de amar. Por trás de cada pecado, por trás de cada falta de amor, há sempre esse engano sutil, um “pensamento triste” que consome o nosso coração como um veneno: a dúvida sobre a bondade de Deus e, consequentemente, sobre o valor da minha existência. (Um pensamento que ressoa mais ou menos assim: “mas é mesmo verdade que Deus é bom?”, “mas é mesmo verdade que não podes fazer isso?” “cuidado... Deus não é tão bom como Ele diz ser... mas é verdade que és livre quando está com Ele ou talvez seja melhor fazer o que pensas?”)

É isso que nos prende e nos impede de amar! O nosso verdadeiro problema é a nossa relação com Deus, a nossa relação com a Fonte de tudo: acreditar ou não no amor de Deus por mim, na sua Providência de Pai, conhecer o carinho do seu Coração. Toda a atividade do diabo se resume a uma coisa: roubar do nosso coração a certeza do amor de Deus e a confiança Nele, porque ele sabe que se formos privados disso permaneceremos parados, incapazes de fazer o bem e o pecado será uma consequência inevitável. Santo Inácio de Loyola dizia: “o diabo não lhe interessa apenas levar-te ao pecado, mas que não faças o bem que és chamado a fazer... ele realmente tem medo disso”. Portanto, a obra do tentador reduz-se a insinuar no coração do homem uma mentira que assume formas diferentes, mas é sempre a mesma, presente em todos os corações... idêntica e má: o desprezo de si mesmo e da vida que nos foi dada. Se devo “ser como Deus”, isso significa duas coisas absurdas: primeiro, que a vida é minha e eu a administro... sou o dono da minha vida; segundo, que sou mal feito, que minha vida não é tão boa... e esta é a nossa destruição completa.

Na verdade, estamos aqui na terra para aprender a amar, mas, se penso mal de Deus, se questiono a Sua bondade, no final fico entregue aos meus medos e das minhas convicções erradas que estão na origem dos nossos pecados. Por exemplo, o medo de não ser apreciado, de sofrer, de não poder dececionar traz consigo a crença errada de que a plenitude da vida consiste em ser valorizado, no fato que as coisas correrem de acordo com o que estabeleci, em procurar o prazer a todo custo... e se eu me convenço disso estou fora do alvo. Mas será que tudo isso é mesmo verdade...? Quantas vezes se amo realmente uma pessoa tenho que saber dizer-lhe a verdade à custa de não ser apreciado, ou melhor, de ser rejeitado; quantas vezes pelo amor de uma pessoa tenho que deixar de lado o meu conforto, ou o meu interesse e estar disposto a sofrer por ela; quantas vezes coisas que não saíram conforme aos meus planos me fizeram crescer e amadurecer... Enfim, quantas vidas estão fora do rumo, quanta beleza que nunca floresce, porque está enjaulada dentro de falsas crenças... Resultado: um vazio que sempre se amplia mais e anestésicos para aliviar a dor e não pensar.

Queremos vencer, impor-nos, satisfazer-nos, possuir porque temos vergonha de nós mesmos e tentamos de todas as formas preencher esse vazio, que pensamos ser. A grande surpresa será descobrir que não há necessidade porque Deus procura exatamente o nosso pobre coração para poder preenchê-lo com a Sua riqueza. Se ao menos Lho permitisses, rendendo-te ao Seu Amor!

Lembre-te: O maior erro do qual Deus tenta constantemente libertar-te  é pensar que a tua vida é fruto do acaso, que a tua vida é basicamente pequena e pobre, ou irremediavelmente marcada. Não! Quando Ele entra na tua vida, ajuda-te a questionar o que pensas sobre ti mesmo ... Porque esta não é a verdade ... a verdade sobre a tua vida não são os teus erros ou tuas limitações, mas o infinito Amor que Jesus Cristo tem por ti, a obra sagrada que pode sair de ti se tu Lhe deres a vida! A verdade é que tu és alguém por quem vale a pena que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade fosse torturada, açoitada, crucificada ... Ele pensa que tu vales tudo isto e muito mais. Este é o valor da tua vida…pensa: Cristo ficou feio por ti… tu não sabes quem és! Tu que te desprezas tanto, na realidade és uma coisa muito boa, a ponto de Deus ter pensado que a tua vida vale o seu sangue. Aprender a amar significa descobrir que Deus nos quis e dando-nos a vida, deu-nos uma página em branco para podermos escrever com Ele a nossa existência, porque o que o diabo não compreendeu é que o importante não é "tornar-se como Deus", mas estar "com Deus", enfrentar e viver tudo junto com Ele e então tudo ganha um novo sabor. Tudo isso significa na pratica... ter uma vida de sacramentos, de oração, de luta espiritual contra o pecado e contra tudo aquilo que não me aproxima Dele. Na verdade, sozinhos não somos capazes de escapar dos nossos enganos. Precisamos de um Libertador. Não poderei amar a pobreza que sou, se não descobrir primeiro que ela é digna de amor. Alguém terá que me deixar experimentar isso. Mas, infelizmente, antes disso há algo mais para entender...

Em destaque

SOLENIDADE DO PENTECOSTES - 24 de Maio 2026 - ANO A
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»

Eucaristia
13. Visitar e receber Jesus Eucaristia

Retiro para Famílias
24 Maio 2026

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

Encontro para RAPAZES
Dos 12 aos 16 anos

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Coltiva l'intimità con lo Spirito Santo — il Grande Sconosciuto — perché è Lui che ti deve santificare. (San Josemaría Escrivá)