MENU

NEWS

Cristo revela o homem ao próprio homem

As razões da Encarnação (4ª parte)

de Pe. Luigi Polvere icms

O Verbo se fez carne para que pudéssemos participar da natureza divina.

O Verbo tornou-se homem, para que o homem, entrando em comunhão com Ele, pudesse recuperar a dignidade de viver como Filho de Deus. O Catecismo da Igreja Católica afirma: «A primeira criação encontra o seu sentido e o seu ápice na nova criação em Cristo, cujo esplendor supera o do primeiro” (n. 349). Os Padres da Igreja compararam Jesus a Adão, a ponto de defini-lo como o "segundo Adão" ou o Adão definitivo, a imagem perfeita de Deus. Com a Encarnação do Filho de Deus se deu uma nova criação, que oferece a resposta completa à pergunta «Quem é o homem?». Somente em Jesus se manifesta plenamente o plano de Deus para o ser humano: Ele é o homem definitivo segundo Deus.

 

O Concílio Vaticano II reitera-o com força: «Na realidade, só no mistério do Verbo encarnado o mistério do homem encontra verdadeira luz... Cristo, o novo Adão, manifesta plenamente o homem ao homem e revela-lhe a sua altíssima vocação.» (Const. Gaudium et spes, 22; cf. Catecismo da Igreja Católica, 359). Olhando para Cristo e para a sua vida, cada cristão vislumbra o sentido da sua missão nesta terra: tornar-se Filho de Deus, participar na sua própria vida, haurir do seu próprio Espírito que vive em nós e que, a partir de simples criaturas, nos faz seus filhos. Afinal, Cristo vindo à terra quis revelar a cada homem que existem duas vidas: uma feita de carne e sangue, que recebemos dos nossos pais e que devemos abandonar mais cedo ou mais tarde, e uma vida eterna que vem do encontro com o Filho de Deus e que recebemos pela graça no Batismo. É a Sua vida dentro de nós, mas se a primeira vida é um dom não ligado a nossa aceitação, a segunda pressupõe a nossa livre adesão, como nos lembra o Prólogo de São João: “Veio ao mundo para os seus, mas não os seus o acolheram. Aos que o acolheram deu o poder de se tornarem filhos de Deus”.

Ele desceu para nos fazer viver como filhos e não como escravos, como homens livres, capazes de escolhas autênticas, mesmo que difíceis; contra a corrente, porque o mal já não tem a última palavra. Quem acolher este Filho recebe a sua vida eterna, pensa como Ele, assemelha-se a Ele, trabalha como Ele, vive como Ele e, portanto, pode realizar atos eternos que não passam e que estão destinados a transformar o mundo porque levam consigo o selo do Espírito Santo e que tornam possível o impossível!

Cada cristão não deve ter medo de propor «metas elevadas», porque caso contrário corre-se o risco de reduzir a vida cristã a uma moralidade ou, pior ainda, a uma obra social;

anunciamos outra vida, a dos Filhos de Deus, na qual é possível amar como Cristo amou, é possível perdoar o inimigo, transformar uma injustiça num bem maior, perder a vida para ganhar o Paraíso. Quando deixamos de acreditar neste poder que é dom da sua Encarnação, até a vida cristã se torna feia e pouco apresentável... sal que não dá sabor!

 

Estas que ilustramos brevemente são apenas algumas das vantagens que derivam da encarnação e, como sempre observa São Tomás “Há muitas outras que estão acima da compreensão humana” (Summa Theologica III, q. 1, a. 2). São vantagens, ou seja, efeitos da encarnação e do nascimento de Jesus em nosso benefício.

 

Em destaque

VIA SACRA
4ª e 5ª estação: Jesus encontra Sua Mãe e o Cireneu

As Adolescentes
Retiro Quaresma 2024

Rumo ao Altar
Testemunho de Inês e Gonçalo

II DOMINGO DA QUARESMA - 25 de Fevereiro 2024 - ANO B
« Este é o meu Filho muito amado »

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRO SÁBADO ANIMADO PELOS JOVENS DA FCIM
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

Teatro sobre a vida do Padre Pio
A FCIM Lourinhã-Lisboa presenta-nos...

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Dio ha creato l'uomo a sua immagine e somiglianza: chiamandolo all'esistenza per amore, l'ha chiamato nello stesso tempo all'amore. (San Giovanni Paolo II)