MENU

NEWS

O Anúncio do Reino de Deus (parte segunda)

5ª Catequese FCIM 2023-24

O Catecismo  da Igreja Católica explicado pelos Servos e Servas do Coração Imaculado de Maria

 

Conversão

A conversão surge como resposta a um acontecimento e, por isso, exige fé.

Há um acontecimento: o amor incrível e surpreendente de Deus em Jesus.

Há uma mudança a ser operada pela adesão a este acontecimento.

A mudança é radical. Não admite meias medidas, nem acomodação ao passado. Trata-se de uma nova orientação global da vida.

 

O dinamismo da conversão cristã

  1. A iniciativa é de Jesus. A existência cristã não é tanto uma decisão como uma resposta: o amor de Deus precede sempre. A graça precede.
  2. O chamamento de Jesus tem um carácter de urgência. O chamamento deve ser respondido imediatamente.
  3. O chamamento de Jesus exige desprendimento e desprendimento radical.
  4. O desprendimento é a condição para o “seguimento”. É uma condição de liberdade para aderir à vontade de um Outro. Seguir significa caminhar no caminho do Mestre, entrar na sua intimidade e no seu modo de vida.

      5. Jesus não se encontra com o homem no momento da sua atividade religiosa, mas no concreto da vida. A pesca leva da             vida para a morte. Agora devem levar da morte para a vida. A ação humana é transformada e redimida.

      6.O convite a seguir traduz-se em servir.

→ É o termo “seguir” que caracteriza a vida do discípulo, e não “aprender”. Em primeiro plano não está a doutrina, mas a pessoa, o projeto, a vida.

 

O anúncio do Reino de Deus no Movimento da FCIM

O “Anúncio do Reino de Deus” e a missão que nos é confiada como consagrados, consagradas e leigos são realidades que devemos viver no contexto do nosso Movimento, inspirado nas aparições de Nossa Senhora em Fátima.

O lema “Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo” orienta-nos e inspira-nos a seguir o exemplo dos Pastorinhos, os videntes que receberam as preciosas revelações marianas.

 

  1. O Reino de Deus é o reino do amor, da justiça, da paz e da misericórdia, no qual Deus habita soberanamente nos corações daqueles que aceitam o Evangelho. Esta proclamação é difundida através da vivência constante da fé e da difusão do amor de Deus através das nossas acções diárias. Como o fermento na multidão e como o grão de mostarda.

 

  1. O Coração Imaculado de Maria é o modelo de dedicação e obediência a Deus. Como Ela, somos chamados a oferecer-nos completamente a Deus, com um coração puro e aberto, para nos tornarmos instrumentos da Sua vontade na construção do Reino de Deus na terra. Como Maria, pronunciamos o nosso “Fiat”, mesmo que isso exija uma certa dose de sofrimento e abnegação.

 

Muitas almas não compreendem os desejos do Meu coração de amor, de alegria, de bondade e de misericórdia. Permanecem firmes na sua incredulidade e indiferença, porque não sabem e não querem aproximar-se do Coração da Minha Mãe. Na sua escola, as almas aprendem a descobrir-Me”.

 

  1. Jacinta, Francisco e Lúcia, os videntes de Fátima, ensinam-nos a importância de aceitar o anúncio do Reino de Deus com humildade e confiança. Através da sua oração, sacrifício e entrega total a Maria, difundiram a mensagem de conversão e oração para todo o mundo. A sua simplicidade de espírito e o seu amor a Jesus e a Maria são um exemplo para nós na missão de levar Cristo ao mundo através da oração e da penitência.

 

Também a penitência, olhai para ela como ela é e percebereis que também ela é um dom de Deus, porque é um grande meio que permite à vossa alma, criada, abraçar-se sempre com o seu Criador... Com a penitência, cada dia sentis mais o desejo de amar o Senhor e com maior facilidade fazeis o vosso esforço para que o vosso coração se abra cada vez mais a Deus e a fraqueza humana seja cada vez mais fortalecida pela sua fortaleza”.

 

  1. Como fiéis leigos, somos chamados a ser fermento no mundo através do testemunho do Evangelho no nosso próprio ambiente de vida. No trabalho, na família e nas diversas relações que caracterizam a vida do leigo da FCIM, encontramos oportunidades para transformar o mundo com o amor de Cristo. Um testemunho autêntico e alegre pode ser um apelo eficaz que suscita o desejo de conhecer o Reino de Deus e de o acolher na própria existência.

 

  1. Juntos, consagrados e leigos, formemos uma comunidade de fé e de amor, inspirada nas virtudes do Imaculado Coração de Maria. Através da nossa união, encontramos a força e a capacidade de anunciar eficazmente o Reino de Deus.

Precisamos de crescer na comunhão, no apoio mútuo através da oração, na formação espiritual e no serviço ao próximo.

Pelo modo como vos amardes uns aos outros reconhecereis que sois meus discípulos” (Jo 13,35).

 

 

Em destaque

Campismo de Natal 2024 RAPAZES
Testemunho de um animador do campo

Campismo de Natal 2024 RAPARIGAS
Testemunho de uma animadora do campo

Santa Missa de Envio
Conclusão do Festival

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

PRIMEIRO SÁBADO
"TEM PENA DO CORAÇÃO DE TUA SS.MA MÃE QUE ESTÁ COBERTO DE ESPINHOS"

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Per le ferite d’amore non c’è medicina se non da parte di colui che ha causato la ferita. (San Giovanni della Croce)