MENU

NEWS

Exercícios espirituais Raparigas e Rapazes 2025

Retiro de silêncio

 

RETIRO RAPARIGAS

 

de Leonor Tomé

Foi no domingo, já perto da hora que íamos quebrar o silêncio, que a irmã Paola se dirigiu a mim e disse: Lolo, sinto que o Espírito Santo está a pedir-te para escreveres o testemunho do retiro. Com um pedido vindo do Espírito Santo, uma pessoa nem tem hipótese de recusar. Aceitei prontamente e aqui estou.

Da mesma forma que o Espírito Santo me fez este pedido, agora também Lhe peço para que me ajude a testemunhar a paz e alegria que vivi neste retiro.

O retiro baseou-se essencialmente na vida de Maria, Nossa Querida Mãe.
Que bom que foi relembrar a memória da presença constante desta Mãe nas nossas vidas. Que cuida, ampara e sobretudo nos educa. Foi uma grande graça passar por alguns episódios tão marcantes da vida de Maria que trazem ensinamentos tão concretos para a nossa vida de hoje. Foi uma grande graça recordar esta maternidade do céu, que está mesmo aqui e muitas vezes não nos damos conta.
Saio deste retiro mais apaixonada por Nossa Senhora, com mais vontade de aprender com Ela e mais vontade de ser como Ela.


Foi muito bom voltar a esta casa passados alguns anos e, sentir-me tão estranhamente em casa. Sou sempre muito bem recebida e acolhida por todos nesta casa. E acima de tudo saio de lá mais cheia. Cheia de Deus.
Um obrigada especial ao Padre Gianni, as irmãs e aos queridos Padre Alberto e Luigi por continuarem a mandar-me mensagens sobre estes retiros.

 

RETIRO RAPAZES

 

de Hugo Rocha

Nos dias 26 a 28 de Setembro, eu participei com muitos outros jovens no Retiro de Silêncio de rapazes na casa dos Servos do Coração Imaculado de Maria em Fátima e aproveito para partilhar aqui a forma como estes dias me impactaram.

                  Cada vez mais, as pessoas vivem "a correr", têm sempre mil e uma coisas para fazer e nunca param e, devido ao cansaço acumulado e a todas as distrações e estímulos que o mundo nos oferece, vamos aos poucos, sem dando conta, deixando Deus para trás, vamos deixando que  a nossa relação de amizade com o Senhor enfraqueça. Quando damos por isso parece que quase já não temos fé, parece que já não sentimos a presença de Jesus na nossa vida, e eu revejo-me plenamente nisso.

                  Porém durante estes dias, foi-me dada a possibilidade de parar, de estar em silêncio, o que foi estranho, pois no dia a dia há sempre ruído. Este silêncio incluía todos os momentos do dia, proporcionando-me , assim, estar num ambiente propício à reflexão interior, ao encontro de nós mesmos e de Deus. Entre reflexões sobre as Escrituras, momentos de oração, adorações ao Santíssimo e convívio entre todos, embora sem tanta comunicação verbal, houve sem dúvida um fortalecimento da fé e uma grande perceção da presença de Deus, do Espírito Santo ali no meio de nós.

                   Por fim, gostava imenso de agradecer a oportunidade de ter participado neste retiro espetacular e de reconhecer toda a generosidade e amabilidade de todas as pessoas da Família do Coração Imaculado de Maria envolvidos. Desde aos Padres, aos leigos que ajudaram e às irmãs que foram sempre incansáveis!

 

 

Em destaque

4º Congresso Jovens FCIM -testemunho-
Uma participante escreve-nos

PRIMEIRO SÁBADO
A grande promessa

3. O que me move?
Onde mora a Felicidade? Uma viagem em busca de ti

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA
"Quero abandonar-me no Coração de Jesus como um menino que repousa no coração da mãe"

Peregrinação a pé NAZARÉ-FÁTIMA
Uma Peregrinação de Família

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Volete dire le lodi a Dio? Siate voi stessi quella lode che si deve dire, e sarete la sua lode, se vivrete bene. (Sant'Agostino)