MENU

NEWS

FAMÍLIA!

Retiro Jovens Fevereiro 2025

 

de Frederico Lins

 

Família do Imaculado Coração de Maria para mim não é apenas um título para a designação de um grupo ou de uma Congregação, mas sim uma realidade essencial de vivência e testemunho daqueles que vivem nesta casa em Fátima. Um Carisma que nos mostra algo de essencial do que, nos últimos anos da minha vida, tem sido a Igreja pra mim.

 

Nesta realidade se vê a unidade de uma família na intimidade que há em Cristo, uma intimidade distinta daquela oferecida pelo mundo, com tantos exageros, desejos, posses, marketing, seduções e barulho. Há mais de um ano que me  encontro admirado por esta unidade que mais se dá no silêncio, na oração, meditação e missão que se vive ali. E tenho certeza que estou apenas a engatinhar nesta admiração. Os padres, religiosos e religiosas vivem ali um Carisma e encarnam a imagem dele próprio. Na partilha e alegria, nos poucos olhares, palavras e sorrisos que se trocam se observa o propósito em comum de viver uma intimidade e filiação nova, uma amizade em Cristo e um caminho para a santidade.

Na vida em comum entre leigos e religiosos se vê um quadro mais nítido daquilo que a Igreja é para mim no seu íntimo: uma família nova.

 

No último retiro, padre Alberto nos falava em meditação sobre o Reino de Deus, que é o próprio Cristo, Deus que se faz homem pra nos salvar, mergulhando no nosso abismo para nos resgatar. Com a citação de duas parábolas da Bíblia ele nos explicou que, assim como Cristo é o próprio Reino, sendo como um tesouro escondido numa terra que faz alguém vender tudo para O obter, também nós somos esse Reino, como a pérola que o negociante persegue em vida. Também nos explicou um pouco mais citando São Paulo que nos fala para adorar o Cristo que há no outro. Tanto Cristo é este Reino, mas na medida que Ele vive em nós, podemos também nós ser este Reino celeste já aqui nesta terra. Esta meditação me fez perguntar o que tenho feito para aqueles que são parte da família de Cristo, mas que não a vivem, que se desgarraram por qualquer razão, mas que ainda são membros deste corpo místico. Uma coisa é certa e sempre reafirmada pelos padres e o espírito destes retiros: esperança! Com esperança em Cristo e com o coração simples podemos contribuir! Como dito em Fátima, com oração e pequenos sacrifícios podemos fazer a nossa parte para o resgate das ovelhas desgarradas, com o coração certo e entregue a Deus tudo é possível para a salvação de muitos!

 

Por fim, talvez esta mesma realidade esponsal do Reino de Deus, de Cristo que quer ser esposo da nossa alma para nos dar um novo íntimo e uma família nova, é o que vejo ali na simplicidade da missa, procissões, das refeições compartilhadas, dos pequenos afazeres e tarefas que ocorrem naquela casa. Cada pequena coisa pode ser de Nossa Senhora, pois ali é a sua família. A palavra ''família'' já deveria resumir todo este testemunho desajeitado: Família do Imaculado Coração de Maria bastaria para dizer tudo.

Com sinceridade posso dizer que lá me sinto como criança muitas vezes, aprendendo as coisas mais básicas do que é viver, e por isso e muitas mais coisas, sou eternamente grato a Deus e a todos os Servos/Servas e leigos da Família do Imaculado Coração de Maria.

 

 

Em destaque

Peregrinação Nazaré-Fátima
Caminhemos juntos com Maria

Domingo II da Páscoa ou da Divina Misericórdia
"Oito dias depois, veio Jesus..."

O Mistério da Igreja
Catequeses FCIM 2024-25

Ressuscitou!!!
Votos de Santidade e Apresentação

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

3º Congresso Jovens FCIM
Jovens esperança da Igreja

Peregrinação a pé NAZARÉ-FÁTIMA
Uma Peregrinação de Família

ADORAÇÃO EUCARISTICA QUINTA-FEIRA
Rezamos pelas vocações sacerdotais e religiosas

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Volete dire le lodi a Dio? Siate voi stessi quella lode che si deve dire, e sarete la sua lode, se vivrete bene. (Sant'Agostino)