DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Meditare col Rosario significa consegnare i nostri affanni ai cuori misericordiosi di Cristo e della Madre sua.
NEWS
O Valor de uma vida
de Anita Rolim
Comemoramos o primeiro ano de vida da nossa pequenina Mariana e neste momento é tempo de olhar para trás e é belo ver as maravilhas que Deus faz nas nossas vidas.
Quando descobrimos que a Mariana era portadora de uma doença rara (trissomia 18) ainda dentro da minha barriga, a angústia e tristeza invadiram o meu coração, confrontada com a famosa frase: “não é compatível com a vida”; iniciou-se um luto dentro de mim.
Mas era estranho estar triste e pensar na morte quando havia e vivia dentro de mim uma vida. Nesse momento sabia que era uma vida que Deus me tinha confiado, e apenas tinha de Amar e proteger, que tudo estava nos seus planos e não me deveria preocupar. Mas, não é fácil e sempre me perguntava, será que vou dar conta desta provação, será que vou conseguir enfrentar tudo o que aí vem?
Na gravidez tive a experiência de meditar muito na vida de Nossa Senhora e penso que foi aí que ganhei força e coragem para ultrapassar muitos momentos difíceis. Nossa Senhora disse SIM, e enfrentou todas as incertezas com muito amor, serenidade e total confiança em Deus, então eu nesse momento estava a ser chamada a fazer o mesmo, confiança em Deus e vamos lá! Não queria, não entendia, mas os planos dele seriam com certeza maiores e melhores do que os meus, pensava eu.
Para mim o valor de uma vida é infinito, é uma alma que estamos a criar para o céu e por isso tudo vale a pena. Contudo, deparei-me com um cenário muito adverso e desafiante, tanto familiares, amigos, como a comunidade médica, confrontados com a realidade da Mariana ter tal trissomia considerem que a forma correta de tratar esta vida é ir pela via normal instituída na nossa sociedade, isto é, criar a possibilidade de impedir que a sua vida ganhe existência. Poderia ser feito ainda na gravidez ou no momento do parto não se criando as condições de sobrevivência. Com estes pensamentos e formas de agir fui coagida muitas vezes a seguir essa linha, mas sabendo que não era esse o caminho continuei a fazer o que Deus imprimiu no meu coração, amar e proteger aquela vida, sempre!
Considero mesmo este tipo de pensamentos mesquinhos e pequenos, pois tabela-se o valor infinito de uma vida pelo fato de ter ou não saúde, de ser ou não capaz de fazer muitas coisas. Ah! se quem pensa assim soubesse o amor que tenho vivido durante este ano de vida da Mariana, nunca sequer ousariam pensar ou dizer tal coisa.
As adversidades foram e continuam a ser muitas, mas a recompensa é muito maior, a alegria, a plenitude, a paz, a serenidade, o amor vivido cada dia com a Mariana é único e é maravilhoso.
Muitas vezes penso : o que me importa as estatísticas? É uma vida, é a minha filha, é a Mariana, mas no fundo sempre tenho dias em que o medo se instala, a tristeza começa a invadir o meu coração , o cansaço faz-me olhar curto e pequeno e só vejo dificuldades na frente… as diferenças entre as crianças da sua idade, os diversos internamentos, a possibilidade sempre constante de a ver partir, os olhares e julgamentos das pessoas, mas logo sou remetida a pensar: “ Não fiques triste, esse é o olhar pequeno, mundano, apenas um olhar do que veem os teus olhos, há muito mais do que isso, há um plano de Deus que tu não vês e não entendes, e há a eternidade á nossa espera, não te deixes levar por pensamentos pequenos, pensa grande, pensa que Deus te ama muito e que por isso te confiou essa pérola, esta vida que te vai ajudar a viver e a amar numa dimensão que não conhecias, e a olhar para o alto! Não olhes para baixo que é pouco o que vês, olha para cima!”
Nem consigo exprimir o que a Mariana tem trazido às nossas vidas. Já vivemos tanto com ela, momentos de preocupação (gravidez, parto a UTI) de angústia (a sua operação), de tristeza (quando saio da maternidade sem ela) de cansaço e solidão (em cada internamento seu), mas depois a casa enche-se de um sol radiante quando ela sorri, quando vimos ela lutar e superar tantos obstáculos, quando este ser tão pequenino nos faz levantar e viver a vida com tanta alegria e ter garra para enfrentar tudo. É aqui que sentimos que Deus nos ama tanto e cuida de tudo, ele dá-nos a prova, mas sustenta-nos e abençoa-nos com a força, a coragem, a alegria e a determinação de continuar.
Tudo é graça! E é bem verdade, ao olhar para este ano de vida da Mariana o que me vem ao pensamento é: GRATIDÃO A DEUS, pois vejo como cuida de cada pormenor, assim tem crescido em mim a certeza de que a cada dia o seu cuidado nos basta.
Agradeço a Deus sempre as orações de todos, especialmente desta minha família – a Família do Imaculado Coração de Maria, e a P. Gino que do céu tem com certeza intercedido por tantos Milagres que temos visto na vida da Mariana.
Ao longo desta jornada Deus fez-me entender que viver é hoje!! Agora !! Viver este presente que Deus nos dá cada dia – A NOSSA VIDA!!
E viva a Mariana!! Esta luz que veio para nos santificar e louvar a Deus!
Louvado seja Deus e sua Mãe Maria Santíssima!!
A Confissão e o Pecado
1º Festival Jovens de Portugal
CATEQUESES FCIM 2024-25
Hora de formação cristã
Tenho medo do Deus que passa (S.Agostinho)
Campo Vocacional Castagno 2024
30 ANOS da PRESENÇA DA FCIM EM FÁTIMA
13 out 1994 - 13 out 2024
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Meditare col Rosario significa consegnare i nostri affanni ai cuori misericordiosi di Cristo e della Madre sua.