MENU

NEWS

Retiro Raparigas Abril 2024

Padre Manuel Formigão

de Sr.M. Paola Lanzilotti icms

 

Quem são os santos?
Gosto de responder que os santos são pessoas como nós, que souberam corresponder ao Amor de Deus e fizeram da sua vida um grande ato de amor.
Cada um no seu tempo, com a sua história pessoal, as suas características, as suas falhas....
Os santos dizem-nos que é possível, dia após dia, caminhar no amor, enfrentando tudo o que nos aparece pela frente, alegrias e tristezas, amores, dificuldades, incompreensões e os inevitáveis fracassos da vida que nos querem fazer crer que não somos bons... NÃO É ASSIM!

Por estas e muitas outras razões, consideramos importante propor aos jovens as figuras dos santos, os grandes e únicos heróis, muito mais do que o Homem-Aranha, o Wolverine ou o Incrível Hulk.
E a diferença fundamental é que os santos são reais e enfrentaram todas as dificuldades com que cada um de nós se depara. Superpoderes? Não, nada disso. Mas sim a graça de Deus e uma generosa correspondência, abandono, confiança inabalável no Senhor, que pode fazer tudo o que nos parece impossível, e talvez fosse mesmo impossível, sem a sua ajuda.

Não importa se padres ou freiras, se jovens ou velhos, se santos com milagres extraordinários ou santos escondidos em vidas comuns... todos eles têm algo a ensinar-nos, um legado a deixar-nos e um encorajamento: eu consegui. Tu também consegues! Com Deus.

 

No retiro das raparigas, em abril, depois de uma manhã dedicada à oração e às confissões, saímos para visitar um "santo de Fátima", um homem cuja vida se entrelaçou, num determinado momento da história, com a dos três pastorinhos: o Padre Manuel Nunes Formigão.

Fundador da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, o corpo do Padre Formigão repousa na casa das irmãs que fundou, a poucos metros do Santuário de Fátima.
Acolhidas pelas freiras, visitámos o museu interno dedicado a este "grande homem".
Nascido em Tomar a 1 de janeiro de 1883, entrou no seminário de Santarém aos 12 anos e completou os estudos em Roma, onde se licenciou em Teologia e Direito Canónico na Universidade Gregoriana. A 4 de abril de 1908, foi ordenado sacerdote em Roma; a precária situação económica da família impediu a presença dos pais.

O Padre Formigão passa os meses de verão em Lourdes, onde presta serviço e onde cresce a sua devoção filial à Virgem Maria. Apaixonado por Lourdes, regressa a Portugal com a intenção de conduzir vários peregrinos ao local onde Nossa Senhora tinha aparecido à pequena Bernadette. Mas o Senhor tinha outros planos para ele...

Foi professor no Seminário de Santarém, dedicando-se a várias actividades apostólicas, sobretudo com os jovens. Ocupou-se também da formação de sacerdotes diocesanos e religiosos, tendo trabalhado em Bragança, Évora e Porto.

A sua vida mudou radicalmente em 1917, quando começaram as aparições de Nossa Senhora em Fátima. Foi o bispo que lhe pediu para ir a Fátima e averiguar a veracidade das aparições. Um pouco a contragosto, chegou a Fátima e foi ao encontro dos pastorinhos e interrogou-os para saber o que se passava. Pelas palavras da freira que nos serviu maravilhosamente de guia, descobrimos que as três crianças, intimidadas pelas perguntas do padre, não responderam muito e ficaram bastante caladas.
O padre regressa então, convencido de que cumpriu o seu dever, mas a sua consciência não o deixa em paz. Afinal de contas, não se tinha esforçado muito e tinha desistido à primeira dificuldade. Não tinha dado o seu melhor na missão que o bispo lhe tinha confiado, por isso, arrependido, regressou e tentou novamente interrogar os pastorinhos.

Entrou assim em contacto com o mistério de Fátima, com as revelações da Senhora Branca; impressionado pela simplicidade e sinceridade das crianças, o Padre Formigão acreditou nos pastorinhos e começou a escrever tudo o que ouvia da Lúcia, da Jacinta e do Francisco. As suas conversas transformaram-se em páginas e páginas, artigos, livros... que constituem hoje uma fonte histórica muito importante para o conhecimento e estudo das aparições de Fátima e da mensagem de Nossa Senhora.
Por tudo isto, o Padre Formigão assumiu o título de "Apóstolo de Fátima".

Sabemos que, durante o tempo que passou no hospital em Lisboa, Jacinta foi visitada por Nossa Senhora várias vezes. Numa dessas visitas, a Virgem deixou-lhe um recado para o Padre Formigão. A menina telefonou imediatamente aos que cuidavam dela e pediu para falar com o padre. Mas, naquela altura, era difícil comunicar rapidamente, pelo que a mensagem, enviada por telegrama, não chegou a tempo ao Padre Formigão. Quando o padre chegou a Lisboa, a menina já estava morta, mas tinha deixado por escrito as palavras de Nossa Senhora. Pedia uma reparação.
Perguntando-se o que isso significava, após seis anos de oração e discernimento, o Padre Formigão fundou as Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, cujo objetivo é reparar as ofensas cometidas contra o Amor de Deus.

O Padre Formigão morreu em Fátima a 30 de janeiro de 1958.
A 14 de abril de 2018, o Papa Francisco declarou-o Venerável.

Em destaque

Missão FCIM Turquel 2024
Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Dia de oração pelas santificação dos Sacerdotes

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)