MENU

NEWS

Santa Rita de Cássia

Uma vida de perdão e amor

Santa Rita de Cássia

 

Uma vida de perdão e amor

 

Um momento marcante da vida de Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira das causas impossíveis, ocorreu quando se tornou uma religiosa agostiniana, após enfrentar grandes desafios na sua vida pessoal.

 

Santa Rita nasceu no ano de 1381 em Roccaporena, na Itália, e foi casada com um homem violento chamado Paolo Mancini. Durante muitos anos, suportou maus-tratos e abusos físicos por parte do seu marido, que também estava envolvido em atividades criminosas.

 

Apesar das dificuldades, Santa Rita nunca deixou de rezar e acreditar em Deus. Rezou muito, inclusive pela conversão do seu marido e para livrar a sua família das influências negativas. O seu pedido foi atendido, Paolo Mancini decidiu deixar o caminho da violência e arrepender-se dos seus pecados. Converteu-se e tornou-se uma pessoa melhor.

 

No entanto, a história de Santa Rita foi marcada por vários momentos dolorosos. Após a conversão do seu marido, ele acaba por ser assassinado por uma família rival, ficando assim Santa Rita viúva e com dois filhos para criar.

 

Embora tenha sido uma perda devastadora, Santa Rita não permitiu que o ódio e o desejo de vingança a dominassem. Escolheu perdoar os assassinos do seu marido e pediu a Deus para que não houvesse mais violência, mais sangue entre as famílias envolvidas.

 

Os filhos do casal, Giangiacomo Antonio Mancini, Paulo Maria Mancini juraram vingança, mas Santa Rita de Cássia rezou muito, pediu muito a Deus para que eles tirassem aquele desejo das suas cabeças. Tempos depois, os dois filhos adoeceram, devido a uma peste. No entanto, com a graça de Deus, antes de morrerem, eles conseguiram perdoar o assassino do pai.

 

A perda dos filhos fez Santa Rita de Cássia procurar o seu sonho dedicar a sua vida a Deus. Tentou entrar no convento das irmãs agostinianas, mas, foi proibida por ter sido casada, com um marido assassinado e com os dois filhos mortos pela peste.

 

No entanto tudo mudou numa noite. Santa estava a dormir e ouviu uma voz que dizia: “Rita, Rita, Rita”. Ela abriu a porta e estavam à sua frente São Nicolau, São Francisco e São João Batista. Eles pediram que Rita os seguisse. Depois de andar muito, sentiu um empurrão. Santa Rita desmaiou e, quando acordou, encontrava-se dentro do convento, que estava com as portas fechadas. As freiras, perplexas com a situação, não puderam negar a “força” da Santa e aceitaram-na no convento.

 

Mesmo depois de ser aceite, a vocação da Santa Rita ainda causava algumas dúvidas entre as freiras. Estas dúvidas permaneceram até acontecer um milagre. Tinham-lhe pedido para regar uma planta seca que estava no jardim do convento. Rita obedeceu ao pedido e, depois de um ano, a planta transformou-se numa videira que dá frutos até hoje.

 

Outro caso de milagre aconteceu na vida de Rita, aos pés da Cruz. Certo dia, Santa Rita pediu que sentisse um pouco da dor que Jesus sentiu na crucificação e nesse momento, um espinho da coroa cravou-se na sua cabeça, transformando-se numa grande “ferida”. Por isso, Rita teve que ficar isolada das irmãs. A “ferida” permaneceu até sua morte, em 22 de maio de 1427.

 

Nesse dia, a ferida cicatrizou e o seu corpo começou a libertar um perfume de rosas que surpreendeu as irmãs. Conta-se que, inclusive, uma freira teve o seu braço curado ao abraçar o corpo da Santa. 

 

Atualmente seu corpo está exposto para visitação na cidade de Cássia na Itália, intacto e quem visita o corpo de Santa Rita partilha que o seu corpo continua a libertar perfume.

 

Santa Rita de Cássia é um exemplo para todos pela sua grande fé, perseverança, pela sua vida de serviço aos outros, assim como pela sua capacidade de perdoar, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis.

 

 

 

Adaptado de:

 

https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/05/22/dia-de-santa-rita-de-cassia-saiba-quem-foi-e-veja-a-oracao.htm

 

  https://templariodemaria.com/santo-do-dia-22-de-maio-santa-rita-de-cassia/

 

Em destaque

Hino à vida
Congresso Jovens? Eu estava!!!

SOLENIDADE DA SS.MA TRINDADE -4 de Junho 2023- ANO A
“Deus enviou o seu Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por Ele”

PRIMEIRO SÁBADO
Terço no 1º sábado do mês

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (11-14 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-16 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação você poderá reacender a esperança de homens, mulheres e crianças no Brasil e também na Itália.

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
destina il tuo
5 x mille
con una firma
FONDAZIONE ANTOGNOZZI
976 041 401 58
ci aiuterai a sostenere le attività della
Famiglia del Cuore Immacolato di Maria
Grazie!
cinque per mille

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Beato il cuore della Vergine Maria che, avendo in sé lo Spirito e godendo del suo insegnamento, rimaneva docile alla volontà del Verbo di Dio! (San Lorenzo Giustiniani)