MENU

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria

A imagem que melhor descreve o ser da Família do Coração Imaculado de Maria é aquela da rosa com três pétalas iguais. A primeira pétala é composta pelos Servos do Coração Imaculado de Maria (sacerdotes e religiosos); a segunda pelas irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria; a terceira pétala é formada por leigos consagrados a Deus pelas mãos de Nossa Senhora, chamados Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria.

Mesmo Espírito, dentro da mesma Família de modos diferentes

Pertencer ao nosso Movimento (seja como padre, como irmã ou como leigo consagrado) é uma vocação. Para os leigos a porta de entrada na FCIM é o ato de consagração ao Coração Imaculado de Maria, através do qual cada um se entrega a Nossa Senhora e se compromete com a vida do Movimento, partilhando com os outros elementos o Carisma de Fundação, acolhendo a Mensagem de Fátima na própria vida e participando da comum missão de levar Cristo ao mundo por meio do Coração Imaculado de Maria.

Os leigos associados ao Movimento participam nele através de diferentes graus de pertença e de envolvimento, adequados à vida e à vocação de cada um:

  • Amigos
  • Colaboradores
  • Filhos /Filhas do Coração Imaculado de Maria

Cada um, seguindo o próprio caminho, de modo adequado à sua condição de vida e sobretudo baseado naquilo que o Senhor suscita dentro do seu coração, encontra no seio do Movimento o seu lugar, a sua modalidade de pertença, através da qual pode realizar a sua vocação batismal.

No dia 28 de Agosto de 2022, após um caminho de discernimento e formação nasceram os primeiros Filhos e Filhas do Coração Imaculado de Maria. Na capela da Obra da FCIM, situada em Fátima, trinta e três leigos deram este passo, mesmo ali onde toda a nossa história de Família começou com as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco em 1917.

Para todos (amigos, colaboradores e Filhos) está previsto um caminho formativo e um programa de vida apropriado, que a Família do Coração Imaculado de Maria se compromete a garantir nos lugares onde está presente e que, cada um é convidado a seguir, vendo nele um dom de Deus e um caminho de santificação e salvação das almas.

Atualmente em Portugal estão presentes duas secções da FCIM: a de Fátima-Aveiro e a de Lourinhã-Lisboa. Mensalmente, os Servos e as Servas deslocam-se, oferecendo em quatro lugares distintos uma catequese que ajude na formação cristã, tentando sempre encontrar um justo equilíbrio entre fé e razão. Esta formação é cada vez mais necessária num tempo e numa cultura onde Deus está muitas vezes colocado ao lado. A crise de valores do mundo de hoje questiona o cristão chamado a cuidar da própria fé e a não vacilar por causa de uma mentalidade consumista e sem Deus que, infelizmente, se afirmar a cada dia mais.

Espírito de Comunhão

Outro aspeto essencial é o da comunhão entre os membros. A Família é de fato o lugar onde cada vocação encontra ajuda e sustento no exemplo dos outros, onde é possível partilhar a própria experiência de fé, o próprio caminho pessoal, procurando permanecer firmes na rocha que é Jesus Cristo, conduzidos por uma verdadeira devoção a Nossa Senhora e guiados pela Sua ternura maternal.

Conscientes de que na Igreja o ser precede o fazer, na procura e na construção da comunhão a Associação deseja promover tudo aquilo que foi expresso pelo Santo padre João Paulo II: “Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão: eis o grande desafio que se nos põe no milénio que se inicia, se queremos ser fiéis ao desígnio de Deus a responder também às expectativas profundas do mundo. Que significa isto concretamente? Mesmo que o discurso pudesse fazer-se imediatamente operativo, seria errado satisfazer tal impulso. Antes de programar iniciativas concretas é preciso promover uma espiritualidade da comunhão, fazendo-a emergir como princípio educativo em todos os lugares onde se plasma o homem e o cristão, onde se preparam os ministros do altar, os consagrados, os trabalhadores pastorais, onde se constroem as famílias e às comunidades” (Novo Milénio Ineunte, 43).

A Família do Coração Imaculado de Maria é lugar onde se aprende a tornarmo-nos verdadeiros irmãos e irmãs entre nós e onde, portanto, têm particular importância os laços da fraternidade e da amizade. Por isso o alicerce do nosso estar juntos é o Senhor Jesus Cristo. Como Ele disse: “Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu Amor ” ( Jo 15, 9-10)

Vida de oração e de missão

Por que a vitalidade dos ramos depende do permanecer ligados à Videira que é Cristo Jesus os filhos e as filhas do Coração imaculado de Maria conduzem uma sólida vida de piedade que os abre a ação do Espírito Santo para que Ele se torne alma de cada gesto comportamento deles, abrindo os seus corações ao amor de Deus e aos irmãos e tornando-os aptos para construir a história segundo o desígnio de Deus” (Regulamento FCIM, 83).

Ao viverem em plenitude a sua vocação batismal, eles recordam aos sacerdotes e aos consagrados a importância de que se revestem as realidades temporais no desígnio salvífico de Deus.

Têm consciência que o seu âmbito é o mundo e que devem trabalhar nele como “fermento”, dando testemunho e vivendo na fé, na esperança e na caridade em qualquer âmbito da existência. Para fazerem isto, olham para o sim de Nossa Senhora; Ela, na sua vida, doando-se completamente a Deus como Filha, Esposa e Mãe, realizou a síntese daquela santidade para a qual todos devemos tender:

  • em família, constituída por Deus, qual íntima comunidade de vida e de amor.
  • no trabalho, entendido como meio insubstituível de santificação, própria e dos outros, que permite participar na obra da criação e na obra da redenção, e também como meio para o digno sustento do seu viver e do viver da sua família. No espírito da Mensagem de Fátima os leigos pertencentes à FCIM oferecem o cansaço da sua atividade em reparação das ofensas feitas ao Coração Imaculado de Maria e pela conversão dos pobres pecadores.
  • através das relações sociais: a exemplo de Jesus e de Maria Santíssima, os leigos da FCIM procuram viver relações de estima e de amor com o seu próximo, através do conjunto das relações e dos afazeres da existência humana, na vida cultural e social, animados pelo desejo de expandir no mundo o perfume de Cristo e de dar glória ao Pai Celeste, com as obras e o apostolado.
  • no Movimento: os Leigos da FCIM têm especiais vínculos de comunhão e de caridade com os Servos e as Servas do Coração Imaculado de Maria. Todos os membros leigos põem à disposição do Movimento as suas energias e os seus talentos, evitando confundir a sua vocação específica – que os chama a ser fermento de Cristo no mundo – com a dos ministros ordenados e com a das almas que professam os conselhos evangélicos num estado de especial consagração.
  • através da comunhão eclesial: pertencendo à Família do Coração Imaculado de Maria, os membros leigos estão inseridos na vida eclesial, portanto colocam-se ao serviço da Igreja, em plena comunhão com os pastores e com as outras realidades eclesiais, pondo à disposição os dons e os carismas recebidos.

Além disto os leigos da FCIM serão especialmente fiéis ao Santo Padre e ao Magistério da Igreja, com o respeito da mente ao Magistério Ordinário e aos ensinamentos do Papa, por quem nutrem um profundo amor e o exprimem esclarecendo positivamente e acolhendo todas as suas orientações pastorais.

Em destaque

Missão FCIM Turquel 2024
Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Dia de oração pelas santificação dos Sacerdotes

CALENDÁRIO EVENTOS

Próximos eventos

CAMPISMO RAPAZES (10-13 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO RAPARIGAS ( 13-17 anos)
Campo de Férias ICMS

CAMPISMO MENINAS (7-12 anos)
Campo de Férias ICMS

FAÇA SUA DOAÇÃO AGORA

Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima

Dona alla fondazione

A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria

JÁ SUA ASSINATURA |

NEWSLETTER

A newsletter é um instrumento para permanecer sempre em contato conosco e para ficar sempre atualizados sobre as principais atividades da Família do Coração Imaculado de Maria. Fazendo sua inscrição você receberá gratuitamente notícias, links e artigos.

5x1000 Fondazione Antognozzi
LA FONDAZIONE ANTOGNOZZI
sostiene il progetto della nuova
Opera FCIM a Fatima
Costruiamola insieme!!!
www.fondazioneantognozzi.it
Grazie!
Nuova Opera FCIM a Fatima

DOSES DE ESPIRITUALIDADE

Il tuo lavoro dev'essere orazione personale, deve trasformarsi in una splendida conversazione con il nostro Padre celeste. (San Josemaría Escrivà)