DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Dio creò ogni creatura, e Maria generò Dio: Dio, che aveva creato ogni cosa, si fece lui stesso creatura di Maria, e ha ricreato così tutto quello che aveva creato. (Sant'Anselmo)
Servas do Coração Imaculado de Maria
As Servas do Coração Imaculado de Maria, fundadas em 25 de março 1996 em Cava de Tirreni (SA) no território da Abadia da SS. ma Trindade, estão de forma constitutiva ligadas ao Movimento eclesial da Família do Coração Imaculado de Maria e, juntamente com os Servos do Coração Imaculado de Maria e com os membros leigos, comprometem-se a levar Cristo ao mundo por meio do Coração Imaculado de Maria. A sede principal é em Roma em rua de Villa Troili, 56.
A missão das irmãs Servas do Coração Imaculado de Maria é a de levar o homem a descobrir o amor que Deus lhe oferece continuamente. Reconhecendo nas palavras pronunciadas pela Virgem Maria em Fátima um apelo divino, desejam realizá-las, primeiro que tudo, mediante uma sólida vida interior, tendo como primeiro e fundamental empenhamento o da oração, vivendo com fidelidade e amor a sua vocação religiosa, encarnando a Regra, caminho e meio para a sua santificação. Modelo, Mestra e guia na sua vida de consagração e na sua missão apostólica é a Virgem Santíssima.
A Ela toda a Serva do Coração Imaculado de Maria «entrega pleno poder sobre a sua pessoa: corpo, inteligência, vontade, energias físicas e espirituais, a fim de que Ela se sirva de tudo isso para a realização dos projetos de amor do Pai Celeste».
É olhando para Maria SS.ma que aprendem como amar Jesus: Ela não guarda nada para si mesma, mas a todos encaminha para o Filho.
Os aspetos fundamentais do Carisma que brotam da espiritualidade de Fátima são: a oração, a reparação, o amor à Eucaristia celebrada e adorada, ao Santo Rosário, entendido como contemplação dos mistérios da vida de Cristo, vistos através do Coração d’Aquela que esteve mais próxima do Senhor e que manifesta as suas insondáveis riquezas.
Na Carta Apostólica de São João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, lê-se: «Maria vive com os olhos em Cristo e tira proveito de toda a sua palavra: “conservava todas estas coisas meditando-as no seu coração”. As lembranças de Jesus, impressas no seu espírito, acompanharam-na em todas as circunstâncias, levando-a a percorrer novamente, com o pensamento, os vários momentos da sua vida ao lado do Filho. Foram essas recordações que constituíram, em certo sentido, o “rosário” que Ela mesma constantemente recitou nos dias da sua vida terrena».
Outros aspetos fundamentais do Carisma são o espírito de comunhão, a consolação aos Corações de Jesus e de Maria tão ofendidos pelos pecados dos homens, a penitência, o amor ao Santo Padre, que se concretiza também através da profissão do quarto voto de Fidelidade e Obediência ao Santo Padre e ao seu Magistério. Com este voto, todas as Servas do Coração Imaculado de Maria exprimem o seu amor e a sua fidelidade à Igreja. Elas desejam viver e morrer na Igreja e, para não se sentirem fora d’Ela, não deverão caminhar atrás do Papa, nem caminhar diante dele, mas caminhar ao seu lado.
Todas as Servas do Coração Imaculado de Maria se comprometem não só a viver, mas também a difundir esta Mensagem, tendo as mesmas finalidades e âmbitos apostólicos dos Servos do Coração Imaculado de Maria:
Estas finalidades são realizadas nos seguintes âmbitos de apostolado:
Em favor de uma nova evangelização e de um renovamento periódico e vigoroso da vida cristã, as Servas do Coração Imaculado de Maria colaboram com as outras componentes do Movimento na orientação e na animação das Missões ao povo e Peregrinatio Mariae; privilegiam nelas o aspeto mariano, apresentando aos homens a função maternal de Maria, Serva do Senhor, Medianeira entre Deus e a humanidade, confiando a Ela o seu mandato missionário.
Oferecem a sua experiência espiritual ao clero diocesano, aos consagrados e aos leigos, através de exercícios, retiros espirituais e encontros de oração.
Promovem a adoração eucarística para que, ao coração dos cristãos, volte o amor e o devido respeito ao SS. mo Sacramento.
No espírito da Mensagem de Fátima, as Servas do Coração Imaculado de Maria promovem no povo de Deus a recitação do Santo Rosário, explicando o valor desta oração desejada pelo Céu, recomendada pelos Pontífices e hoje tão abandonada.
As Servas do Coração Imaculado de Maria utilizam estes instrumentos para ajudarem o povo de Deus a viver a sua fé cristã, para vencerem a ignorância religiosa e combater os erros dos tempos.
As Servas do Coração Imaculado de Maria favorecem a promoção cristã da juventude através de:
A exemplo do Filho de Deus, pobre por amor, que se fez servo de todo o ser humano, especialmente dos humildes, dos indigentes e dos últimos da sociedade, a Serva do Coração Imaculado de Maria é a mulher da caridade. É impelida de zelo pelas almas, que se inspira na própria caridade de Cristo, feita de atenções, ternura, compaixão, acolhimento, disponibilidade, interesse pelos problemas das pessoas.
Confortadas também pela maternal preocupação para com a pessoa e obra do Santo Padre, expressa por Nossa Senhora em Fátima, as Servas do Coração Imaculado de Maria sentem o dever de dar uma especial disponibilidade a serviços apostólicos pedidos pelo Santo Padre, em resposta a exigências especiais da sua pessoa e da Igreja.
A missão das Servas do Coração Imaculado de Maria realiza-se tanto nas Obras do Movimento como nas paróquias onde estão presentes.
A colaboração com os Servos do Coração Imaculado de Maria e com os leigos permite caráter incisivo e eficácia, graças à complementaridade das vocações dada pelo próprio Carisma. O papel das Servas do Coração Imaculado de Maria prevê a ajuda na formação dos leigos, com especial atenção à figura da mulher, para que descubra a sua dignidade e a sua importância fundamental na família e na sociedade; desejam também ajudar as crianças e as jovens, para que sejam responsáveis e aprendam a usar retamente a sua liberdade, descobrindo aqueles valores que hoje parecem já esquecidos. Momentos importantes deste crescimento humano e espiritual, são os campo de férias, durante os quais as jovens aprendem a estar juntas num mesmo caminho de fé.
O que Deus fez na minha vida
Testemunho de Anita Rolim Pestana
Retiros para JOVENS CASAIS e NAMORADOS
Os dois se tornarão uma só carne
Retiros FCIM para Jovens em Fátima
Retiro Jovens Novembro 2024
SOLENIDADE da IMACULADA CONCEIÇÃO da VIRGEM SANTA MARIA - 8 Dezembro 2024 - ANO C
«Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo»
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Dio creò ogni creatura, e Maria generò Dio: Dio, che aveva creato ogni cosa, si fece lui stesso creatura di Maria, e ha ricreato così tutto quello che aveva creato. (Sant'Anselmo)