DOSES DE ESPIRITUALIDADE
Cristo nel Battesimo si fa luce, entriamo anche noi nel suo splendore; Cristo riceve il battesimo, inabissiamoci con lui per poter con lui salire alla gloria. (San Gregorio Nazianzeno)
Servos do Coração Imaculado de Maria
A Família Religiosa denominada “Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria” foi fundada no dia 13 de maio de 1991 e elevada à categoria de Instituto de Direito Diocesano em 19 de junho 1993, pelo então Rev. mo Abade e Bispo de Subiaco, Mons. Stanislao Andreotti. Atualmente, a sede principal é em Roma em rua de Villa Troili, 56.
O seu Carisma exprime-se através da especial oferta da sua consagração a Deus através do Coração Imaculado de Maria. Como a Santíssima Virgem se ofereceu totalmente ao serviço da Pessoa e da obra do seu Filho e na Anunciação proclama “Eis-me aqui, sou a Serva do Senhor” (Lc 1, 38), do mesmo modo os Servos do Coração Imaculado de Maria consagram a sua vida a Deus, escolhendo Maria como a sua Senhora, mestra e guia, a fim de trabalhar pela salvação do homem em Cristo.
O Espírito Santo torna os Servos do Coração Imaculado de Maria atentos aos sinais dos tempos e faz com que eles reconheçam na Mensagem de Fátima um auxílio proveniente do Céu, capaz de cuidar dos males que procuram seduzir a humanidade.
Portanto, eles comprometem-se a realizar a Vontade de Deus anunciada pela própria Virgem aos três pastorinhos em Fátima, a 13 de junho 1917: “Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado”.
O caráter mariano desta Família Religiosa está expresso no brasão que representa o Coração Imaculado de Maria e no lema Por meio do meu Coração Imaculado levai Cristo ao mundo.
Contemplando Maria que cumpre a vontade de Deus, os Servos do Coração Imaculado de Maria querem imitá-la acolhendo Cristo, vivendo-O na sua santificação e cooperando com o seu empenho apostólico para O gerar nos outros.
Os Servos do Coração Imaculado de Maria fomentam no povo de Deus:
Para realizar esta finalidade, o Instituto religioso empenha-se nestes âmbitos de apostolado:
Em favor de uma nova evangelização e de um renovamento periódico e vigoroso da vida cristã, os Servos do Coração Imaculado de Maria comprometem-se a fazer missões ao povo; privilegiam nelas o aspeto mariano, apresentando aos homens a função materna de Maria, Serva do Senhor, Medianeira entre Deus e a humanidade, confiando a Ela o seu mandato missionário.
Oferecem a sua experiência espiritual ao clero diocesano, aos consagrados e aos leigos, através de exercícios, retiros espirituais e encontros de oração.
Promovem a adoração eucarística para que, ao coração dos cristãos, volte o amor e o devido respeito a este Sacramento.
No espírito da Mensagem de Fátima, os Servos do Coração Imaculado de Maria promovem no povo de Deus a recitação do Santo Rosário, explicando o valor desta oração desejada pelo Céu, recomendada pelos Pontífices e hoje tão abandonada, educando através dela o povo de Deus para a meditação, conforme o desejo expresso por Nossa Senhora em Fátima.
Os Servos do Coração Imaculado de Maria utilizam estes instrumentos para ajudar o povo de Deus a viver a sua fé cristã, para vencer a ignorância religiosa e combater os erros do tempo. Para difundir o anúncio do Evangelho e divulgar a Mensagem de Fátima, empenham-se na difusão da boa imprensa. As suas atividades apostólicas são sempre acompanhadas pela distribuição de opúsculos, livros e periódicos adaptados às diversas categorias de fiéis.
O Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria favorece a promoção cristã da juventude através de:
Oferece aos jovens um ambiente familiar, com a possibilidade de encontros culturais, de oração, caritativos e recreativos, para os educar a amadurecer na sua fé e no reto uso do tempo livre.
No seguimento de Cristo pobre, os Servos do Coração Imaculado de Maria sentem-se solidários com os mais pobres e servem-nos com o amor e atenção de Cristo. Fazem suas as ansiedades e preocupações deles, oferecendo o necessário para a sua promoção humana e espiritual, repartindo com eles também o necessário, quando a situação o pede. No exercício da caridade têm sempre presente que a sua ação é apostólica e está voltada para a salvação das almas.
Animados pela maternal preocupação com a pessoa e obra do Santo Padre, expressa pela Virgem Maria em Fátima, os Servos do Coração Imaculado de Maria sentem-se no dever de dar uma especial disponibilidade a serviços apostólicos pedidos pelo Santo Padre, como resposta a exigências especiais da sua pessoa e da Igreja.
Os Servos do Coração Imaculado de Maria auxiliam os sacerdotes e religiosos na sua formação permanente e no seu ministério através de confissões, pregações de tríduos, novenas, exercícios e retiros espirituais. Disponibilizam-se também para a formação dos aspirantes à vida sacerdotal e consagrada. Além disso, eles exercem o serviço à Igreja local de harmonia com os planos pastorais diocesanos.
Todo o Servo do Coração Imaculado de Maria está ligado ao Movimento da Família do Coração Imaculado de Maria pelo único Carisma que, segundo os Estatutos, partilha com as outras componentes da mesma Família.
Campismo de Natal 2024 RAPARIGAS
Testemunho de uma animadora do campo
II DOMINGO do TEMPO COMUM -19 de Janeiro 2025- ANO C
«O primeiro milagre de Jesus»
Santa Missa de Envio
Conclusão do Festival
Solenidade da IMACULADA CONCEIÇÃO 2024
Santa Missa do dia com a FCIM
Com uma pequena doação poderá ajudar-nos a construir a nova Igreja da FCIM dedicada a Nossa Senhora e a São José em Fátima
A revista “Maria di Fatima”
A revista oficial da Família do Coração Imaculado de Maria
Cristo nel Battesimo si fa luce, entriamo anche noi nel suo splendore; Cristo riceve il battesimo, inabissiamoci con lui per poter con lui salire alla gloria. (San Gregorio Nazianzeno)